A segurança é a melhor prenda

Dia 25

O Natal e o fim do ano são as datas em que acontecem mais reencontros com a família e os amigos. Estas são as pessoas mais próximas, a nível sentimental, e com as quais gostamos de partilhar os bons momentos da vida.

A “tarefa” de estar presente serve como encorajamento à partilha de ensinamentos e valores. Para que tal aconteça é necessário que todos aproveitem da melhor forma as facilidades que a mobilidade moderna proporciona. Mas os riscos inerentes aos transportes podem colocar um fim prematuro a essas vivências. Descubra aqui como pode transformar a segurança na melhor prenda.

Esta época festiva basicamente é uma sucessão de datas comemorativas que abarca dois momentos importantes para a maioria dos portugueses. O dia de Natal e o dia de Ano Novo são os dias “estrela” da quadra natalícia.

A importância da família

Existem diferentes “modelos” de família. Famílias grandes, famílias pequenas… Família com pai, mãe e filhos, família com pai e filhos, família com mãe e filhos, família com dois pais ou duas mães, família em que os avós “são” os pais, família de sangue, e família de coração. Até existem pessoas que consideram “família” o seu animal de estimação.

No fundo a família é o amor que sentimos pelos outros. Mesmo que não sejam diretamente familiares por laços de sangue. É onde “plantamos” os nossos sentimentos, esperando em troca um sentimento mútuo. Não é à toa que se compara a família a uma árvore. Afinal, o que é a família senão vários “galhos” unidos, sustentados por um tronco comum, que precisa ser forte para suportar as intempéries da vida. E com raízes, entenda-se sentimentos e atitudes, para alimentá-los em permanência.

As famílias são, de fato, formadas por pessoas unidas, que se apoiam incondicionalmente. Que querem o bem do outro, que se ajudam reciprocamente sem pedir nada em troca. Que celebram as conquistas e alegrias da vida juntas, mas que se oferecem como suporte para a dor em momentos menos bons.

Para os mais novos a família é o alicerce principal, a fonte de inspiração e quem lidera pelo exemplo. É a família a principal construtora do caráter dos jovens sendo também a motivação para evoluir e crescer. Devendo estes objetivos serem atingidos num clima positivo e afirmativo. Só assim a criança se desenvolverá com segurança e autonomia.

Cabe aos mais velhos saberem aproveitar a vida e os momentos de convívio familiar desta quadra. É essencial que o ambiente familiar incentive e estimule todos na persecução dum objetivo melhor. Para começar há que estar presente, circule seguro.

Excessos nas comemorações natalícias

Comummente, as festividades de “pré-época” natalícia à mesa começam muito cedo com jantares de família, de amigos, de colegas e de empresa. Aproveite todos os momentos alegres que puder, mas sem comprometer a saúde. Pratique uma alimentação saudável e equilibrada.

Não precisa de se privar por completo dos doces de Natal. Se o jantar da consoada for em sua casa experimente elaborar o prato principal antecipadamente, mas numa versão reduzida. Aproveite os jantares com pequenos grupos para treinar os seus dotes culinários.

Se for em casa de um amigo ou familiar, ofereça-se para levar a sobremesa. Assim poderá experimentar uma receita, podendo até aventurar-se e reinventá-la. Lembre-se de ajustar as quantidades à ocasião. Para bem da saúde de todos tente reduzir os açucares, a gordura e as calorias totais. Pode diminuir a quantidade de açúcar adicionado, ou então, substitua-o por adoçantes.

Altere a confeção dos alimentos e, em vez de fritar use o forno. Pode também utilizar uma frigideira que possibilite preparar as doses necessárias com uma pequena quantidade de gordura. Alimentos com elevados teores em açúcar e gordura provocam um estímulo cerebral que exalta prazer.

Ao habituar-se à ingestão constante duma elevada quantidade dos elementos acima descritos pode afetar a capacidade do organismo em comunicar ao cérebro que está saciado. Conduzindo a um consumo excessivo. Prefira fruta fresca e frutos oleaginosos, potenciando a sensação saciedade.

Os frutos oleaginosos têm, na generalidade, elevado teor de proteína e fibra e pouca quantidade de açúcares. Mas consuma-os também em quantidade moderada. Mesmo uma dose excessiva de alimentos saudáveis é prejudicial à saúde. Recorde-se que melhor quaisquer presentes por baixo da árvore de natal é a sua presença junto duma família feliz. Disfrute da companhia de quem ama. Circule sem excessos.

Foto | MaxPixel