Faça por Circular sempre Seguro. Conduza com confiança

 

Se está a aprender a conduzir um automóvel deve inteirar-se sobre alguns dos princípios básicos para o fazer. O Circula Seguro diz-lhe o que necessita para encarar a condução com mais confiança. Fique a saber os procedimentos corretos no início da sua jornada como condutor.

Sempre que iniciamos uma tarefa nova, seja em que área for, por vezes as coisas custam a “engrenar” no primeiro contato. Por isso quando estiver a aprender a conduzir não será diferente. São regras, sinais, manobras e procedimentos a ter em conta. Quem circula seguro tem necessidade de saber como estar e como agir. Descubra mais aqui.

Em primeiro lugar e sempre que se senta em qualquer veículo para conduzi-lo, deve garantir que está confortável. Mas a posição não deverá ser só confortável, deve também garantir que consegue alcançar todos os comandos do veículo. A falta de conforto e de controle, aumenta exponencialmente a probabilidade de acidentes. Aproveite para confirmar a localização dos comandos mais usuais. Por exemplo, sabe onde liga os faróis caso necessite? E o limpa-vidros?

Familiarize-se com as dimensões do veículo, antes de iniciar a condução. Teste a embraiagem, perceba quando é que ela “pega”. Teste as diferentes possibilidades das engrenagens da caixa de velocidades. Sabe como engrenar a marcha-atrás? Esta é a velocidade menos estandardizada na caixa de velocidades, uns são para a direita e para trás, outros para a esquerda, tanto para a frente como para trás. Existem ainda aqueles modelos em que é necessário pressionar a alavanca ou puxar algum manipulo. Veja qual é a “versão” do modelo que está a usar.

Circula seguro, ”desliga-te” do telemóvel

Quando está ao volante dum veículo evite distrações, a cada dia existem mais peões e veículos na estrada. É necessário manter o foco na estrada. Esteja também atento aos transeuntes que circulam nas bermas, pois por vezes mudam de trajetória “sem aviso prévio”, invadindo a faixa de rodagem. Ser alguém que circula seguro não é apanágio de todos.

O comportamento acima referido acontece sobretudo quando o veículo que conduz é particularmente silencioso, como o caso dos elétricos ou híbridos, quando estão no modo elétrico. Os idosos também têm tendência a atravessarem sem olhar por não ouvirem os veículos a se aproximarem.

Mas a distração número um dos condutores é o telemóvel. Assim, mentalize-se para não o usar quando conduz. Outros fatores de distração devem ser também evitados, como ouvir música muito alta ou comer enquanto conduz! Conversas profundas, ou acaloradas, também são críticas no qua toca a distrair.

Demonstre as suas intenções

Quando circula na estrada espera que todos cumpram os seus deveres como bons condutores, faça também a sua parte. Assinale as manobras que pretende efetuar com antecedência e de forma adequada. Use os piscas sempre que mudar de direção. É imprescindível perceber que a partilha de informação melhora, e muito, a segurança rodoviária.

Compreender a importância de transmitir para onde, e quando vai, se movimentar ajuda a evitar dissabores. Que podem ser custosos, tanto a nível financeiro como por vezes a nível humano. Temos que ter a noção que somos um entre muitos utilizadores da via pública. É essencial comunicar.

Evite os exageros

A buzina deverá ser usada somente quando necessário. Estas servem para alertar os outros condutores para situações potenciais de perigo, não servem para descarregar a sua frustração. Aliás, o uso excessivo pode causar situações onde incendeiam as situações em vez de resolve-las ou amenizá-las.

Uma das tentações mais comuns a quase todos os condutores é acelerar mais que o permitido. Ou mais do que está preparado, pois por vezes a falta de familiaridade com o veículo pode trazer alguma surpresa. O excesso de familiaridade e de confiança também pode causar problemas, é necessário manter o foco e atenção. Cada veículo tem as suas caraterísticas, os seus limites e capacidades são específicos de cada um. Conheça o comportamento do seu veículo aos poucos e de forma consciente.

Deve-se conservar uma boa distância de segurança do veículo que o precede. Para garantir que circula seguro deve se assegurar que consegue imobilizar o veículo no espaço livre de que dispõe à sua frente. Não deixe que o seu humor influencie o modo como conduz. Conduza de forma calma. Cumpra as regras, respeite a sinalização durante a condução. A melhor maneira de conduzir com segurança é praticando uma condução defensiva, só assim poderá garantir que circula seguro.

Foto | Pxhere