Dicas para a manutenção do seu carro

 

Todas as máquinas exigem alguns cuidados. Mas quando a nossa segurança física depende delas a atenção terá que ser redobrada. Nestes casos a manutenção tem um papel fundamental no funcionamento em conformidade com os parâmetros previstos.

Dicas de manutenção

Realizar as trocas de óleo no período indicado é a melhor maneira de contribuir para o bom funcionamento de seu carro. Prefira o óleo, tipo e viscosidade, recomendado pelo fabricante. Caso exista escolha entre diferentes tipo, e caso se trate dum veículo recente, escolha óleos sintéticos. A longevidade será superior.

Mas seja qual for a sua escolha, não misture óleos sintéticos com óleos minerais, isso poderá danificar o seu motor. Verifique os quilómetros percorridos, não os ultrapasse, caso circule pouco esteja atento também ao tempo que decorreu desde a última troca de óleo.

Preste atenção quando estiver conduzindo, qualquer barulho diferente pode ser sinal que alguma coisa não está bem. Caso note que o consumo de combustível subiu, sem motivo para tal, leve o veículo à oficina para ser verificado. Por isso lembre-se que a manutenção do motor é sempre mais económica que a reparação após uma avaria.

Realize uma manutenção preventiva e regular no sistema de travões. As pastilhas, discos e fluídos possuem tempos e distâncias previstas de uso. No caso dos fluídos são recomendadas verificações pelo menos uma vez ao ano. Como todos os veículos recentes possuem ABS a atenção deve ser redobrada, assim quando surgir qualquer “barulhinho” diferente, dirija-se a um mecânico e peça para verificar.

Verifique o sistema de arrefecimento e controlo de temperatura do motor, caso apresente formação de crostas, ou de ferrugem, nas mangueiras, nos tubos ou nos componentes, no mínimo, é recomendada uma limpeza. Averigue que realmente não existem derrames.

Mais pontos importantes na manutenção

A componente elétrica também merece uma atenção especial. Pelo menos uma vez ao ano efetue uma verificação especializada. Deveram ser verificados bateria, alternador, luzes, ventilação, vidros e demais equipamentos elétricos. A parte elétrica é de grande importância, caso não funcione o veículo nem sairá do local que esteja.

Outro item que merece atenção são as escovas do limpa vidros, se não são usadas frequentemente poderão ressecar e podem riscar o para-brisas. É mais barato e menos moroso trocar um conjunto de escovas limpa vidros que trocar um para-brisas. Prefira escovas de limpa vidros de boa qualidade, assim assegurará uma boa visibilidade em dias de chuva.

Os pneus também merecem uma atenção especial na manutenção dum carro. Verifique o estado dos mesmos regularmente, procure por rasgos, zonas ressequidas ou elementos estranhos na superfície dos mesmos. Faça a rotação caso seja adequado, ou proceda à troca caso o desgaste seja acentuado. Confira o equilíbrio do conjunto jante/pneu e o alinhamento da direção.

Aproveite e verifique o estado dos elementos elásticos da suspensão. Procure por derrames nos amortecedores, folgas nos casquilhos ou danos causados por elementos externos à viatura. Mas lembre-se que, quando circulamos sobre lombas, ou passamos em cima de detritos, existe a possibilidade de que estes causem algum dano na zona inferior do veículo. A verificação é essencial para garantir a segurança de circulação.

Indicadores de manutenção

Caso o automóvel que conduz seja pouco familiar para si, existe duas coisas que pode seguir para garantir que cumpre o mínimo necessário à manutenção e segurança. Primeiramente deve seguir o que a marca preconiza como sendo a manutenção preventiva necessária do veículo. No manual do automóvel estão descritos quais os elementos a verificar e com que periocidade.

Siga as indicações e não deverá ter problemas. Lembre-se que quando deteta alterações do comportamento normal deverá proceder á averiguação da causa. Nos casos que não consigue identificar o que se passa, encaminhe a viatura onde o possam fazer. Dirija-se a uma oficina, exponha o problema que detetou e indague qual o diagnóstico.

Mas existe outra forma de detetar problemas. O painel do seu veículo fornece informações cruciais a uma boa saúde mecânica e elétrica. Assim sempre que se acende qualquer luz, seja de cor laranja ou vermelha, indica algum potencial problema. A potencial gravidade também está expressa nas cores, naturalmente que as vermelhas são mais graves que as laranjas.

Foto | Pxhere