Pneus com certificação de inverno: o que são?

Com situações climatéricas adversas, a utilização de pneus com “certificação de inverno” representa uma vantagem para garantir melhores condições de aderência.  

Quando chega o inverno, e as baixas temperaturas, os condutores têm de enfrentar situações climatéricas adversas: frio, chuva, neve e gelo. Nestas condições, a utilização de pneus com “certificação de inverno” representa uma importante vantagem para a segurança rodoviária, assim como para a mobilidade em condições de baixa aderência.

Atualmente, nos mercados espanhol e português, a percentagem de condutores conhecedores dos benefícios dos pneus com “certificação de inverno” é ainda muito baixa. Para responder às necessidades dos utilizadores, e em função da severidade das condições invernais que se enfrentam, a Michelin oferece duas alternativas: Michelin CrossClimate e Michelin Alpin. Com nenhum destes dois equipamentos são necessárias as correntes.

Pneus com “certificação de inverno”

 Ao contrário dos pneus convencionais, os pneus com “certificação de inverno” utilizam compostos de borracha que permitem manter as prestações em condições de baixa temperatura, e possuem um desenho da banda de rolamento que permite melhorar a tração e a aderência em superfícies deslizantes.

Os pneus com “certificação de inverno” constituem uma alternativa legal à utilização de correntes, reconhecida pelas autoridades de controlo de trânsito.

Ao contrário das correntes, que são uma solução de emergência temporal, estes pneus proporcionam maior segurança, mais conforto e uma superior mobilidade sem necessidade de uma montagem muito complicada.

Os pneus com “certificação de inverno” distinguem-se pela marcação M+S e pelo pictograma  3PMSF gravados nos flancos.

Duas gamas de pneus para as diferentes condições invernais

Michelin CrossClimate: um pneu com marcações M+S e 3PMSF, que permite rodar de forma segura todo o ano, independentemente da temperatura, e que evita ter que se utilizar correntes. Oferece una excelente aderência, tanto sobre asfalto seco como em estrada molhada, assim como em condições ocasionais de neve e gelo. Tem uma excelente duração e garante a segurança e a mobilidade até ao último quilómetro, ao manter as prestações ao longo de toda a sua vida útil. O Michelin CrossClimate está disponível para turismos, SUV e comerciais.

Michelin Alpin: um pneu de inverno indicado especialmente para os utilizadores que conduzem habitualmente com condições invernais difíceis. São caraterizados pelas suas excelentes motricidade, aderência e travagem em pisos molhados, com neve e com gelo. A gama de pneus de inverno Michelin Alpin está disponível para turismos, desportivos, SUV, 4×4, utilitários e comerciais. A Michelin recomenda alternar a utilização de pneus de inverno com pneus de verão, em função da estação.

Consequência da dinâmica de melhoria permanente das prestações e inovação nos seus produtos e serviços, a Michelin lançou, em 2018, a última geração de pneus de inverno Michelin Alpin 6, Michelin Pilot Alpin 5 e Michelin Pilot Alpin 5 SUV, que respondem às novas expetativas do mercado em termos de segurança, mobilidade e oferta de medidas.