Viagens de fim de ano: itens a verificar no seu veículo

Se vai viajar neste fim de ano, não deve esquecer o automóvel, de modo a garantir que o veículo está em peritas condições de circulação e de segurança.

Nesta quadra natalícia e de Ano Novo, há algo que não deve esquecer: a boa disposição, a alegria, claro, mas também o automóvel. É que para o êxito e segurança das viagens que fizer é fundamental que o seu meio de transporte esteja em condições. E é sua responsabilidade garantir isso. Está em causa a integridade física dos seus, dos outros e, evidentemente, da sua.

Sugerimos, por isso, que faça uma verificação aos sistemas do automóvel antes de sair de casa, sobretudo, aos componentes e sistemas de maior importância para o funcionamento de um veículo.

Bateria

Muitas vezes, a bateria do automóvel, nesta altura do ano, sucumbe, devido às maiores solicitações a que é sujeita, seja para o funcionamento do ar condicionado, dos sistemas de desembaciamento do automóvel ou de iluminação mais vezes e durante mais tempo ligados.

Confirme que tem uma bateria operacional e ainda com energia num patamar aceitável. Pode utilizar um multímetro para fazer esse checkup, mas o ideal até é aconselhar-se, em caso de dúvida, junto de um técnico especializado.

Não esqueça que uma bateria pode durar uns quatro anos, mas imensas vezes o seu período de vida fica-se nos dois ou três anos. Não comprometa a sua viagem de natal ou fim de ano por causa de uma bateria sem condições.

Óleo do motor

O óleo do motor é o sangue do motor. Deve estar em condições para garantir uma maior longevidade ao propulsor. Veja o nível do lubrificante e também a sua qualidade e viscosidade. Se tiver dúvidas, novamente, não deverá hesitar em consultar uma oficina para melhor o aconselharem.

Veja ainda o nível dos demais fluídos do automóvel, como o líquido anticongelante, o lubrificante dos travões e o líquido do para-brisas.

Estado dos pneus

Antes de se fazer à estrada, deve verificar o estado de conservação dos pneus: fissuras, cortes, bolhas, deformações, piso assimétrico, desgaste irregular devem de imediato deixá-lo em alerta, devendo, quanto antes, dirigir-se a uma oficina para que um técnico dê a sua opinião. E se for caso, disso, não hesite em trocar de pneus para garantir que a viagem que fará nesta altura do ano corra bem, sem contratempos.

Também é crucial verificar a calibragem dos pneus, não apenas antes da viagem, mas também durante a viagem e depois da viagem.

Lembre-se que estamos no inverno e as chuvas, granizo ou neve tornam a estrada com piores condições de aderência.

E a chuva aumenta as distâncias de travagem.

Travões

Os travões são um elemento decisivo da segurança. Se quando trava notar um chiar ou um barulho ou se sentir vibrações, ou mesmo ainda se vir que o pedal do travão se afunda em demasia ou que o carro de desvia numa travagem mais súbita ou constata que as distâncias de travagem se estão a alongar, leve o automóvel à oficina para ser analisado. Pode estar com algum problema no sistema de travagem. Não facilite.