Alemanha começou a proibir a circulação de carros Diesel

veículos a gasóleo, carros Diesel

Aperta-se cada vez mais o certo para os carros a gasóleo. Na Alemanha, pátria de várias marcas de automóveis, já há cidades a decretar a proibir a circulação nalgumas vias de automóveis a gasóleo.

Em fevereiro deste ano, o Tribunal Superior Administrativo de Leipzig, na Alemanha, considerou ser legal que uma cidade proíba a circulação de veículos com motores a gasóleo, sem necessidade de ter uma lei nacional ou federal a dar-lhe cobertura para executar ou aplicar tal ação.

Este tribunal analisou a situação para duas cidades, Estugarda e Dusseldorf .

Agora, no entanto, ficou a conhecer-se que Hamburgo será, de facto, a primeira cidade da Alemanha a banir parcialmente a circulação de carros Diesel nalgumas das suas artérias, com a finalidade de melhorar a qualidade do ar urbano.

veículos a gasóleo, carros Diesel

A medida envolve todos os carros e pesados a gasóleo que não cumprem a mais recente norma de emissões da União Europeia (UE), a Euro 6, o que, se calcula que afete cerca de 214 mil carros, o que representa mais de dois terços dos veículos Diesel matriculados nesta cidade alemã.

Para já, a interdição foi definida para vigorar em duas vias desta cidade: um trecho de 1,6 km da estrada Stresemannstraße e cerca de 600 metros da Avenida Max-Brauer-Allee.

Autocarros, veículos de recolha de resíduos urbanos, táxis e condutores que residam nesses eixos estarão isentos da proibição. Imagina-se que, posteriormente, este tipo de viaturas, com o tempo e a introdução de formas mais sustentáveis de mobilidade, também possam ver a sua situação atual revista.

veículos a gasóleo, carros Diesel

Na cidade há placas de sinalização a indicar esta interdição.

É mais um duro golpe para os Diesel, depois de tudo o que tem vindo a suceder na sequência do escândalo do “Dieselgate” quando se descobriu que o Grupo Volkswagen manipulava os testes de emissões poluentes nos EUA.

Fotos: radiohamburg, wiwo.de, motor-talk.de