Aplicações para utilizar no carro

Aplicações para telemóveis
Num mundo cada vez mais ligado ao virtual, as nossas ligações a esse meio e a utilização das vantagens que daí podemos aproveitar são cada vez mais valorizadas pelos consumidores, agora chegam as aplicações para utilizar no carro.

Primeiro foram os telemóveis, com um formato idêntico a um “tijolo”, a se democratizarem, principalmente devido ao preço já minimamente acessível, depois foram as vantagens de serem cada vez mais “user friendly”, proporcionando mais e mais capacidades, mudando o nome para smartphone e com capacidade de correr apps.

Mas o que é uma app? Simples, é a abreviatura de application, ou seja aplicação, basicamente um programa. No caso que nos interessa, os que são passiveis de utilizar em automóveis, normalmente serão instalados num smartphone, ou mais recentemente nos sistemas infotainment a bordo das viaturas.

As apps utilizam as capacidades dos equipamentos, como os smartphones geralmente tem GPS, as aplicações que gerem localizações e deslocamento entre destinos fazem se valer dessa ferramenta do sistema do smartphone.

Para nos mimar e proporcionar ferramentas para a interação com outras pessoas e com o meio envolvente, cada vez mais empresas e algumas pessoas a título individual desenvolvem apps para os nossos smartfones que ajudam na condução, basicamente aplicações para utilizar no carro, reduzindo o tempo perdido desnecessáriamente em engarrafamentos, ou encontrando mais depressa o destino pretendido.

Hoje em dia é possível descobrir uma aplicação que faz algo que tínhamos imaginado, mas julgávamos não existir… se funciona bem e se o nosso equipamento “aguenta”… isso é outra história.

Apps que ajudam na condução

Neste artigo mostrarei algumas apps entre as mais utilizadas e outra que acho curiosa mas interessante, começo com os pesos pesados, a mais conhecida é o Maps, da Google, é gratuito, funciona em Android, em iPhones (iOS), em BlackBerry e em WindowsPhone.

O Maps é uma ferramenta com muitas funcionalidades, mas resumidamente é um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite, disponibiliza informações sobre qualquer ponto na União Europeia e pelo mundo, num total 200 países.

Do ponto de vista do condutor a funcionalidade mais usada é o GPS que permite uma navegação passo a passo orientada por voz, naturalmente. É ainda possível destacar as suas próprias rotas, pontos e áreas de interesse.

Existem muitas outras apps que ajudam na condução com o mesmo intuito, as Estradas de Portugal disponibilizam também gratuitamente uma app para android, mais simples que a da gigante Google, tem como funcionalidade básica a disponibilização dos conteúdos do próprio Portal de Tráfego.

Permite mais especificamente o acesso às câmaras em tempo real e algumas fotos de trânsito das estradas portuguesas, disponibiliza informação sobre condicionamentos de tráfego, e para mim a mais relevante é a capacidade do utilizador reportar acidentes ou simples congestionamentos de trânsito, ajudando a detetar mais rapidamente essas ocorrência.

O mais reconhecido, e publicitado, em Portugal é o TMN Drive, é uma verdadeira aplicação de navegação, baseada no NDrive, é gratuito e transforma o seu telemóvel num verdadeiro navegador. Com o TMN Drive tem acesso a milhares de pontos de interesse, com mapas atualizados de Portugal e algo importante para mim, inclui as ilhas.

Mapas actualizados pelos utilizadores

Algumas apps que ajudam na condução utilizam dados fornecidos por uma comunidade de utilizadores, o NavFree é um desses exemplos, permite que a quantidade dos mapas disponibilizados aumente e seja atualizado conforme a comunidade cresce. Existem algumas reclamações devido ao uso de mapas desatualizados.

Do mesmo género é o INRIX Traffic e é uma aplicação de trânsito, com rotas e alertas de estradas, segundo o programador, “utiliza dados de GPS de dezenas de milhares de camiões, câmaras, sensores de estrada, sistemas de navegação automóvel e outros utilizadores da aplicação na sua comunidade para criar o quadro mais completo actual e futuro do trânsito e mostrar-lhe como o evitar”.

Ainda no mesmo tema, dos GPS’s e mapas, temos a Waze, mais uma aplicação comunitária de mapas e cálculo de itinerários, supostamente com 50 milhões de condutores a utiliza-la, e a crescer. Ou muitos utilizadores usam vários apps ou todos os downloads estão a ser contabilizados como utilizadores.

O “Big Brother” chegou

Outra app “interessante” chama-se Veloster, esta é paga, tem a capacidade de controlar trajetos, velocidade atingida no trajeto, travagens e acelerações efetuadas. Este aplicativo é descrito como sendo a forma de controlar como alguém está a utilizar a viatura, permitindo definir alarmes para quando algum parâmetro é ultrapassado. Esta não é uma das apps que ajudam na condução, mas sim que servem de monitorização da condução. É a versão “Big Brother” das Apps que ajudam na condução.

Teste, experimente, tenha em atenção se se adequa ao que pretende da aplicação, se a utilização e interação da app não é ilegal nem influencia a sua capacidade de condução. Prefira os que tenham comando de voz e que sejam acima de tudo funcionais.