A Audi desvenda molas em fibra de vidro: qual a diferença

Audi mola - CS

A Audi deu mais um passo na inovação tecnológica, utilizando materiais muito antigos e que em tempos foram muito utilizados em veículos, mas agora têm uma atualização química. É a fibra de vidro que a Audi aplicou a molas.

Juntamente com a investigação que a Audi leva a cabo para o desenvolvimento de motores mais eficientes e materiais que permitam reduzir o peso dos seus veículos, mas aumentar simultaneamente a rigidez estrutural dos chassis e carroçarias, a Audi volta a usar a fibra de vidro, uma material que estava em desuso após várias décadas como Rei de tudo, foi aplicada no Chevrolet Corvette C4 em 1984, que tornou a carroçaria muito leve e consequentemente o carro muito rápido.

A dar que falar: É bom condutor? Saiba aqui se sim ou não

Porque os carros estão cada vez mais pesados e os seus componentes igualmente cada vez mais pesados a Audi procura todos os dias soluções para que os seus carros sejam mais eficientes no que toca ao peso, que depois trazem melhorias em termos de consumos e dinâmica dos modelos, sendo que a Audi afirma que estas molas são mais eficazes a absorver todos os buracos da estrada.

Audi molas -CS

Joachim Schmitt põe-nos em perspetiva a diferença: num Audi A4, onde o conjunto de molas da suspensão no eixo da frente chega a pesar 2,66 kg cada uma, as novas molas em fibra de vidro de polímero reforçado (GFRP), pesam apenas 1,53 kg cada uma para o mesmo conjunto. Uma diferença de peso superior a 40 %, com o mesmo nível de desempenho e vantagens adicionais. Uma das vantagens adicionais é que estas molas não são afetadas pela corrosão, nem mesmo depois de milhares e milhares de quilómetros e também são resistentes a materiais de limpeza auto.

A não perder: O seu cão usa cinto de segurança?

Segundo a Audi, produzir este tipo de molas requer menos energia face às molas de aço, contudo, o seu custo final é ligeiramente mais elevado, mas com a sua massificação a Audi espera ver esse custo reduzido.

Audi mola - CS