Conselhos para evitar que lhe roubem o carro

O seu carro é um objeto de desejo. Se não o fosse talvez não o tivesse comprado, o problema é que os ladrões também o acham atrativo. Tal como o seu carro, os ladrões estão a evoluir, a descobrir novas maneiras de cometer crimes que envolvem automóveis.

Mas para os ladrões o ponto principal de interesse pode ser o próprio carro, ou os objetos de valor dentro dele. Por isso é que precisa de se certificar que o seu carro ficou bem fechado, sempre que o estaciona, mas não só. Leia alguns conselhos para proteger seu carro e seus conteúdos dos amigos do alheio.

Não facilite a vida aos ladrões

Quer fazer o seu veículo menos atraente para os ladrões de carros? A atração é proporcional à facilidade de roubar o seu veículo. Qualquer coisa que possa fazer para retardar a entrada dos ladrões tornará seu veículo num alvo menos atraente.
O que você pode fazer? Aqui estão algumas maneiras para ajudar os condutores a proteger seus veículos:

– Mantenha seu veículo fechado o tempo todo, mesmo durante a condução.

– Quando estacionado, nunca deixe as chaves no carro. Feche todas as janelas e o teto de abrir.

Nunca deixe seu carro a funcionar e sem vigilância.

Evite deixar objetos de valor dentro do veículo. Especialmente onde os transeuntes possam vê-los.

Não deixe o documento de propriedade do veículo no carro. Algumas vezes, os ladrões de carros conseguem usar esse documento para “vendê-lo”. Caso seja imprescindível deixá-lo no veículo, a melhor sugestão é ocultar o registo num local secreto.

Prevenção também ajuda

Tenha atenção a outros pormenores, não se trata só de deixar menos motivos de interesse no interior do carro. Trata-se também de evitar outras circunstâncias que podem ser potencialmente perigosas, a saber:

Evite circular em áreas reconhecidamente de alto risco, mesmo que a rota alternativa demore mais.

Instale um sistema antirroubo no seu veículo se não tiver um. Os ladrões são sempre mais relutantes em roubar veículos se sabem que os carros podem ser recuperados rapidamente. Muitas seguradoras oferecem descontos aos veículos que possuem estes sistemas, informe-se na sua seguradora.

– Os ladrões preferem trabalhar ao “abrigo” do escuro, por isso seja particularmente cauteloso à noite. Tenha cuidado onde estaciona o carro. Prefira uma área bem iluminada.

Olhe em volta. Esteja atento aos arredores, especialmente em garagens, estacionamentos e postos de gasolina.

– Tenha o número de identificação do veículo do seu carro gravado em cada um dos vidros. Alguns ladrões de carros querem vendê-lo às peças. Eles não querem carros “marcados”, isso implica menos “lucros” e maior probabilidade de serem apanhados.

– Ao estacionar deixe o seu carro engrenado, se possível com as rodas voltadas para a berma. Isso torna mais difícil para os ladrões rebocarem o seu veículo.

– Se for confrontado com um “carjacker”, não resista. Os carros podem ser substituídos, você não.

Tipos de sistemas antirroubo

Caso o seu veículo não venha preparado com sistemas antirroubo de origem pode instalá-los depois da compra. Estes aumentam a probabilidade de não ser mais um número na estatística de roubos e aumenta a segurança. Esses sistemas irão torná-lo menos atraente para os larápios, a saber:

– Um mecanismo de trava no volante pode ser um sinal muito visível de que tomou medidas para proteger seu veículo. Apesar de ser um pouco arcaico é um dissuasor eficaz.

– Sistemas de corte de ignição que impedem que um carro seja colocado e marcha.

– Alguns carros novos vêm com alarmes passivos que se ativam automaticamente quando a chave é removida da ignição.
– Um sistema emite um sinal GPS que pode ser rastreado, tanto por si como pela polícia.

Conheça os diferentes tipos de ladrões

Diz o ditado “Conhece os teus inimigos melhor que a ti mesmo”, neste caso os inimigos são quem pretende se apoderar do que é seu. Este conhecimento servirá para evitar ser alvo de assalto ou roubo. Quem são geralmente os assaltantes?

Podemos designar de assaltantes profissionais os que cometem a maioria dos roubos de automóveis. Eles preferem carros desportivos, bem como modelos menos exóticos e mais populares, cujas partes são facilmente vendáveis.

Esses ladrões costumam desmantelar os carros que roubam, por vezes são vendidos a sucatas. Essas empresas acabam sendo cúmplices, pois optam por não averiguar a origem das viaturas. Desmantelando e vendendo as peças.

Em alguns casos também roubam carros para “exportação” para outros países. Nestes casos geralmente são “roubos a pedido”. Servem para dar resposta à procura de certos tipos de veículos de luxo ou exóticos, geralmente em países próximos.

Os chamados ladrões “joy-riders” favorecem carros de alto desempenho. Usam-nos para andar a altas velocidades e “escabaçar” os carros. Esses carros geralmente são recuperados, mas quase sempre sofrem danos significativos.

No caso de carjackers, estes podem abordá-lo batendo na parte traseira e depois acabam por levá-lo quando sair para examinar os danos. Quando parar num semáforo, deixe sempre espaço para manobrar em torno do veículo que segue à frente.

Foto | AdinaVoicu, Pete