Decifre os símbolos do quadrante

abarth-painel

Ignorar as várias luzes que aparecem no painel de instrumentos do automóvel é um péssimo hábito. Quando uma luz se liga é porque o seu carro lhe quer transmitir algo. Sabe o que significa cada uma das luzes e sinais que tem diante de si?

Após rodar a ignição é normal que todas as luzes do painel se liguem e assim fiquem durante uns segundos. Mas  se passado esse curto tempo, alguma luz se mantiver acesa ou se durante a condução se voltar a ligar, pode haver alguma falha nesse componente simbolizado pela luz. Tome atenção a isso.

A regra básica é: se tiver dúvidas sobre o que quer dizer um determinado símbolo no painel de instrumentos da viatura, deverá consultar o manual de instruções do carro.

Algumas das principais “luzinhas” e símbolos são os que, de seguida, lhe indicamos:

luzes
Luzes
Quando são ligadas as luzes, mínimos e médios, este é o símbolo que se acende.

maximo
Máximos
Quando são ligados os máximos é este o sinal que aparece no quadrante.

nevoeiro-frente   e   nevoeiro-tras
Faróis de nevoeiro
Quando as luzes de nevoeiro da frente são ligadas é a luz do lad esquerdo que se acende (raios projetados para baixo). Se forem as luzes de nevoeiro traseiras, é a luz do lado direito que se liga (raios paralelos ao solo).

desembaciador
Desembaciador do óculo traseiro
O desembaciador do vidro de trás do carro é representado por este símbolo. A tecla que o liga tem o mesmo pictograma.

combustivel
Combustível
Se tiver muito pouco combustível, esta é a luz que se acende. Indica que o nível da gasolina ou gasóleo entrou na reserva. Reabasteça assim que puder.

travao_1 ou  travao_2
Travão
Dependendo dos veículos, podemos ter uma destas duas luzes. Acende quando o travão de estacionamento está acionado ou se o nível do óleo de travão está abaixo do recomendado.

estacionamento
Sistema de auxílio de estacionamento
O sistema de apoio ao estacionamento é indicado por este pictograma.

 

bateria
Bateria
Indica se há alguma falha no circuito de alimentação elétrico da viatura, bateria ou alternador.

airbag
Airbag
Acende quando há sinais de falha no sistema do airbag, que pode levar a que não dispare num embate. A cor pode ser vermelha ou amarela.

quatro-piscas
Quatro piscas
Quando liga os quatro piscas este é o símbolo que se acende.

oleo
Óleo do motor

Indica que a pressão do óleo lubrificante do motor está abaixo do necessário. Num sobreaquecimento do motor esta luz também é habitual surgir.

cinto_2
Cinto de segurança
Quando alguém está sentado num banco e não colocou o cinto de segurança, esta luz acende-se.

imobilizador
Imobilizador
Indica alguma falha no sistema imobilizador ou devido ao chip da chave remota ou no sistema de ignição.

abs
ABS
Representa possíveis falhas nos sistema de travagem ABS (anti-bloqueio das rodas) ou no ESP (controle de estabilidade, que atua em sintonia com o sistema de travões).

emergencia
Emergência
Este é o símbolo da pricipal luz de emergência de um veículo. Quando se acende, normalmente, outra luz relativo a outro componente também se liga. É uma informação muito importante a que deve dar a máxima atenção. Refere-se a situações graves. Se a luz, em vez de vermelha, for amrela, significa uma advertência (menor gravidade).

direcao
Direção assistida
Quando existe uma deficiência no sistema da direção assistida, é este símbolo que fica visível. Pode ser vermelha ou amarela a luz.

bloqueio
Bloqueio do diferencial
SUV e jipes com funções de fora de estrada têm este símbolo. Neste caso concreto, esta luz acende-se quando é ligado o bloqueio do diferencial central, em situações de off-road. Se o bloqueio do diferencial for traseiro, o “X” que aparece neste pictograma surge no eixo traseiro. O “X” também, por vezes, é substituído pela palavra “Lock”. Nos carros 4×4, pode também aparecer o símbolo “4WD”, de “Four Wwheel Drive”.

porta-aberta
Porta aberta
Se vir esta luz é porque há portas abertas no veículo. Nalguns automóveis, a porta em causa é indicada (da frente ou de trás, do lado esquerdo ou direito).

lane-departure
Aviso de desvio de faixa

Nos veículos que tenham a tecnologia de “Lane Departure Warning”, este é o símbolo que se liga quando, o sistema estando ligado, é detetada um desvio “anormal” da faixa de rodagem.

revisao
Revisão
Símbolo que indica ao condutor que deverá levar o seu carro à revisão, conforme o programa de revisões programadas.

temper-liquido
Temperatura do líquido de arrefecimento
Diz respeito à temperatura do líquido anti-congelante ou de arrefecimento. Quando se acende é porque pode haver uma perda deste líquido ou outro problema no circuito de refrigeração que contribui para a regulação da temperatura do motor. Pare de imediato, pois prosseguir a viagem pode levar a que o motor queime.

start-stop
Start and Stop
Para uma maior eficiência da condução, os veículos mais recentes dispõe de um corte da ignição quando o carro para num semáforo, por exemplo. Este é o seu símbolo (embora a palavra “Start” e “Stop” possam não estar presentes) que se torna visível sempre que esta tecnollogia atua. Um botão no tablier permite, contudo, desativá-lo.

eco
Função “Eco”
Vários automóveis mostram ao condutor este símbolo quando a condução está a ser feita de modo económico.

cruise-control
Cruise control
A luz acende-se quando o condutor ativa o controlo automático de velocidade (“cruise control”). Se o “cruise control” for adaptativo, em que a velocidade se ajusta automaticamente para o veículo da frente, a este símbolo é acrescentado o pictograma de um pequeno carro.

pressao-pneus
Pressão dos pneus
Esta luz informa o condutor se algum pneu está com uma pressão abaixo da desejável.

temperatura-ambiente
Temperatura ambiente
Quando a temperatura exterior for igual ou inferior a 4 graus centígrados, esta luz acende-se. Avisa-o de que há condições para a formação de gelo na estrada.

injecao
Injeção eletrónica

Se a luz se acender durante a circulação, poderá haver problemas no sistema de injeção do carro ou no catalisador.

esp
ESP
Se esta luz se ligar podemos estar perante uma falha no sistema de controlo eletrónico de estabilidade (ESP). Se a luz, durante a condução, piscar, é porque o ESP está em ação, não havendo qualquer avaria.

hdc
HDC
A tecnologia de HDC (“Hill Descent Control”) ou controle automático em descidas segura o veículo em inclinações de elevado pendente, sendo este o símbolo que representa quando é ativado. Este também pode ser o indicador do assistente de arranque em rampa (HLA).

sport
Suspensão
Automóveis com suspensões pneumáticas ajustáveis têm diferentes modos de regulação, para se tornarem mais macias ou desportivas. Este é o símbolo que pode aparecer quando se ajusta a suspensão.

 

Padrão de cores

Além do significado propriamente dito que têm, as luzes do quadrante obedecem também a um padrão de cores. Se for uma luz amarela ou laranja, isso representa uma advertência sobre um eventual defeito que, se for negligenciado, pode agravar-se. Uma luz amarela acesa não exige, necessariamente, que o condutor pare de imediato, mas deve levá-lo a que, quanto antes, verifique numa oficina o que se trata. Deixar andar será prior.

Se a luz for vermelha, deverá parar o veículo imediatamente ou quando possível. No quadrante, as luzes vermelhas estão associadas a situações de emergência ou outras situações críticas que carecem de uma reparação urgente.

As luzes verdes ou azuis que se acendem no quadrante são informativas ou indicativas: dão conta de que as luzes, por exemplo, estão ligadas. As luzes verdes ou azuis não transmitem, contudo, qualquer indicação sobre se há alguma avaria ou não. Ainda assim, no caso do pisca, se no tablier o sinal do pisca começar a acender de modo intermitente a uma cadência mais acelerada, significa que temum dos piscas desse lado fundido.