Entenda a Ficha Técnica do seu veículo – Direção

Ficha Técnica do seu veículo (10)

Sim eu sei que já está farto deste tema, mas prometo que este é o penúltimo subtema. Esta semana irei falar-lhe da direção, na próximo semana será o último artigo desta série sobre a ficha técnica do carro, onde falaremos das dimensões.

Os sistemas de direção de um veículo podem ser mecânicos, hidráulicos, elétricos ou eletro-hidráulicos. Com relação ao mecanismo existem dois tipos, pinhão/cremalheira e setor/sem-fim. Estes  dois sistemas podem ter auxílios ou não, quando possuem podem ser hidráulicos, elétricos e eletro-hidráulico.


O sistema de direção com pinhão e cremalheira é baseado na engrenagem de um pinhão com uma cremalheira. A cremalheira é uma barra de ferro com dentes encravados, e o pinhão é uma peça na qual a coluna de direção é ligada. Com forma cilíndrica e dentes encravados, o pinhão engrena com a cremalheira, e ao girar o volante o pinhão gira e desloca a cremalheira para o lado correspondente, assim é possível movimentar as rodas para os lados.

Ficha Técnica do seu veículo (11)

Este sistema de direção o mais indicado para carroçaria monobloco, pois necessita do perfeito alinhamento na sua montagem.

 

O sistema de direção com setor e sem-fim é baseado no engrenagem do eixo de entrada(setor) com um parafuso sem fim.
A coluna de direção está ligada ao eixo de entrada que transmite o seu movimento ao parafuso sem fim, este por sua vez transmite ao eixo de saída que está ligado ao braço pitman (na imagem em baixo). O braço pitman está ligado o barra de direção e então o movimento da direção é transmitido as rodas.
Este sistema ainda é amplamente utilizado em veículos utilitários, camiões ou que possuam chassi de longarinas, que significa que é constituído por duas vigas de ferro longitudinais paralelas.

Braço pitman.

Braço Pitman.