Espelhos dos automóveis vão ser substituídos?

Uma das próximas tendências em termos da indústria automóvel será a da supressão dos espelhos retrovisores. E como poderá o condutor aperceber-se dos veículos que dele se aproximam e conduzirem segurança sem este elemento?

No futuro, os espelhos retrovisores dos automóveis estão condenados a desaparecer e a ser uma coisa do passado. Vários construtores, para não dizer mesmo todos, estão a trabalhar nisso, pelo que dentro de uma década, por exemplo, teremos carros novos a circular sem qualquer espelho. Mas como será, então, garantida a segurança rodoviária? Como poderão os condutores verificar se podem mudar de direção, em segurança?

No Japão, o Governo local, através do Ministério dos Transportes, já aprovou legislação no sentido de permitir que esse género de viaturas circule.

Em substituição dos espelhos, o automóvel terá pequenas câmaras de filmar que apresentarão o ambiente que rodeia o automóvel ao condutor, através de ecrãs no interior. E com esta solução, até será possível que o automobilista usufrua de melhores condições de visibilidade do que se tivesse que olhar para um espelho. Basta pensar que as câmaras filmam ininterruptamente todo o ambiente circundante, em 360 graus também, ultrapassando, desta forma, o problema (e a insegurança causada por isso) dos ângulos mortos dos espelhos.

Diversos protótipos de diferentes construtores já têm sido apresentados em salões de automóveis sem espelhos, explicando-se essa solução por outro motivo: consumo. Ao remover os espelhos exteriores, o fabricante melhora a aerodinâmica do carro, o que tem como consequência, um menor esforço do motor para circular.

Também o próprio ruído de rolamento do automóvel ficará reduzido, com a eliminação dos espelhos.

É claro que ao introduzirmos ainda mais tecnologia no automóvel (e substituirmos um espelho barato de produzir por um complexo sistema de vídeo), estamos a tornar as manutenções e as reparações mais caras, mas isso já é outra questão…

Fotos: blog.autointhebox.com, business insider