Já existem dispositivos para prevenir o esquecimento de crianças no carro

esquecimento

É uma verdadeira tragédia que, infelizmente, acontece mais frequentemente do que qualquer um poderia imaginar. Esquecer uma criança no interior do carro e deixá-la fechada não é só uma falha muito grande, como pode ser fatal, tendo já sucedido em várias ocasiões pelo mundo.

A cada verão, na Europa, cerca de 20 crianças morrem esquecidas no carro, como consequência da desidratação provocada pelas altas temperaturas no interior do veículo. É por isso que a tecnologia avança em diversos pontos com um mesmo objetivo: informar os pais de qualquer pessoa que tenha ficado fechada num veículo e emitir um aviso, caso a situação seja detetada.

Tecnologia integrada no veículo evita esquecimento de crianças

A segurança das crianças, neste aspeto é prioritária e, no mercado, podemos encontrar algumas marcas que já começaram a desenvolver sistemas de alarme integrados no próprio software do veículo para evitar o esquecimento de crianças. Opel, Toyota, Hyundai ou Tesla são exemplos claros de como esta consciência se tem vindo a formar a favor da segurança dos mais pequenos.

Opel Gabriel

Em 2014 a Opel desafiou a agência de publicidade LDV United a criar um sistema eficaz que permite evitar descuidos deste tipo ou semelhantes, seja com animais ou pessoas. Desde modo surgiu “Gabriel”, um dispositivo composto, por um lado, por uma almofada de assento e, por outro, de um porta-chaves com função de alarme.

A almofada, composta por sensores de deteção de peso e calor, é colocada na cadeira de retenção infantil e ativa um alarme quando o motor do veículo se desliga e o adulto condutor se afasta mais de cinco metros. Este alarme toca no porta-chaves, aumentando ainda mais a potência caso a temperatura no habitáculo seja superior a 28 graus. Assim, o condutor é notificado de que deve regressar ao veículo imediatamente.

De momento, o sistema está integrado no modelo Astra, mas possivelmente será lançado noutros modelos e é inclusivamente possível vê-lo à venta noutras empresas.

esquecimento

Software da Tesla

A Tesla também está apostada em garantir a segurança de crianças e animais dentro do carro e desenhou um sistema de proteção de sobreaquecimento do interior do habitáculo. Por oposição ao método anterior, este não emite nenhum aviso sonoro, mas inclui novas funções de software nos veículos que permitem manter a mesma temperatura de forma inalterável durante várias horas, mesmo com o motor desligado. Isto deve-se, principalmente, ao tamanho exclusivo das baterias, o que limite o sistema aos veículos Tesla, não podendo aplicar-se em modelos de outras marcas, pelo menos para já.

Sistema Blue Link da Hyundai

A conetividade no setor motorizado está a crescer a passos largos. Blue Link é a nova tecnologia da Hyundai para ter o carro sempre conectado ao smartphone. Com esta app, é possível desbloquear o carro, ligar a ignição e, até, ativar o aquecimento à distância. Inclui também novidades em termos de segurança rodoviária: em caso de emergência, envia as suas coordenadas GPS aos serviços de assistência.

Mas para o caso de que estamos a tratar, o Blue Link incorpora um sistema de alerta para ocupantes da parte traseira do veículo, através de um sensor de movimento. Quando a criança se mexe, o alerta dispara através da buzina, enviando, por seu turno, um alerta para o telemóvel do condutor. Ainda que seja um protótipo, parece que a versão definitiva chega já este ano.

esquecimento

Dispositivos de aviso na cadeirinha

Sensor Safe da EvenFlo

Mais um passo para a segurança nos sistemas de retenção infantil. As cadeirinhas da EvenFlo integram uma monitorização que informa o condutor de qualquer alteração ou situação de perigo que possa acontecer, graças a uma aplicação conectada por Bluetooth. Se os cintos de segurança não estão colocados da melhor forma, ou até caso se soltem, se a temperatura ambiente sobe acima do máximo estabelecido ou se se excedem as duas horas de tempo de condução, entre outros, a tecnologia da cadeira envia um sinal para o telemóvel do condutor para avisar do erro.

Além disso, caso este não responda ou não receba por falta de rede, até um máximo de três outros números vão receber a mesma notificação. A aplicação Sensor Safe pode ser usada em iOS e Android e está disponível em vários idiomas.

Sunshine Baby iRemind

Funciona de forma bastante similar ao Gabriel da Opel. A almofada com detetor de peso a partir do meio kilo fica por baixo do assento do carro ou do SRI. Ao colocar a criança em cima, este emite um som de ativação do sistema, que se sincroniza com a aplicação do telemóvel. Ao afastarmo-nos do veículo mais de cinco metros, dispara um alarme sonoro até que respondamos ao alerta. Em caso de não o fazermos, automaticamente a aplicação ligará para contactos de emergência da nossa lista telefónica. Nos Estados Unidos, já se comercializa por um preço que ronda os 99 dólares.

Aplicações para ter tudo sob controlo

esquecimento

Child Reminder na Waze

A popular aplicação de navegação é cada vez mais utilizada pela sua fiabilidade e pelo caráter social, que permite interagir com outros condutores na mesma estrada, trocando informação em tempo real sobre o estado das estradas. Mas uma das suas funções mais desconhecidas e, sem dúvida, uma das mais úteis, é o lembrete de criança, ou «child reminder». Se configurarmos esta opção (asseguremo-nos de que está ativada no painel de ajustes, como na imagem acima), ao chegar ao nosso destino receberemos uma mensagem a lembrar sobre os passageiros ou mascotes que tenham eventualmente viajado conosco ou qualquer outro assunto de que seja necessário recordar à chegada.

A aplicação é totalmente gratuita e compete diretamente com o gigante da Google Maps.

Kars4Kids

Esta aplicação gratuita e disponível na Play Store dos dispositivos Android simplesmente recorda que tem um bebé no lugar de trás. Um alarme sonoro e personalizável na app do seu telefone começa a tocar assim que sai do carro. Esta aplicação usa Bluetooth e é compatível com qualquer modelo de veículo. Além disso, tem a possibilidade de configurar a hora do aviso, juntar imagens, trocar os sons de alerta e desativá-la quando viaja sozinho.

esquecimento

Precious Cargo for Parents & Kids

Viaja com carga importante? É isto que a aplicação irá perguntar mal se sente ao volante. Caso assim seja, deveremos confirmar a resposta e ativar o Bluetooth para que, desta forma, ao estacionar e parar o carro, recebamos um alerta no nosso smartphone que nos relembre a importância de dedicar um tempo aos nossos ocupantes. Foi desenvolvida por pais empreendedores da Carolina do Norte e ainda que seja simples, é muito eficaz. Neste caso, está disponível para utilizadores de iPhone e sistemas operativos iOS na App Store por menos de um euro.

Podemos assegurar que nunca nos vai acontecer, mas este é um erro mais habitual do que acreditamos. A tecnologia está do nosso lado e os fabricantes cada vez desenvolvem com maior ímpeto aplicações ao nosso serviço para a segurança rodoviária. Damos uma oportunidade?

Imagens | iStock SbytovaMN Jovanmandic

Fonte: CirculaSeguro.com