Medidas para aumentar a segurança dos veículos

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A Comissão Europeia identificou 19 medidas específicas para aumentar a segurança dos veículos a breve trecho. Sabe quais são?

A Comissão Europeia enviou um relatório ao Parlamento Europeu e ao Conselho Europeu que faz o acompanhamento e a avaliação dos dispositivos avançados de segurança dos veículos, a sua relação custo-eficácia e a sua exequibilidade, tendo em vista a revisão dos regulamentos relativos à segurança geral dos veículos e à proteção dos peões e outros utilizadores vulneráveis da estrada. No fundo, analisa os equipamentos de segurança que deverão tornar-se obrigatórios a curto ou médio prazo nos carros novos.

No âmbito desse relatório (“Salvar Vidas: reforçar a segurança dos veículos na EU”), Bruxelas analisa as principais questões a abordar na revisão e eventual atualização dos regulamentos. Foram identificados quatro domínios de intervenção constituídos por 19 medidas específicas para aumentar a segurança dos veículos.

São medidas que à Comissão Europeia afigura ser “exequíveis e eficazes em termos de custos, mas deverão ser objeto de novos estudos. A fim de avaliar cuidadosamente se estes são ou não necessários, numa próxima fase elas deverão continuar a ser debatidas com as partes interessadas e analisadas com mais detalhe pela comissão, de modo a obter uma avaliação final irrefutável do seu impacto no reforço da segurança dos veículos na UE”, aponta Bruxelas.

Assim, a Comissão Europeia apresenta uma breve síntese das medidas em causa nos principais domínios de segurança dos veículos.

Medidas de segurança ativa

Este importante domínio da segurança ativa inclui medidas capazes de evitar os acidentes, em vez de atenuar os seus resultados, sendo em geral considerado como o domínio em que a futura legislação relativa à segurança dos veículos deverá registar maiores progressos.

Os dispositivos de segurança em causa são os seguintes: travagem automática de emergência, adaptação inteligente da velocidade, assistência à manutenção na faixa de rodagem e controlo da sonolência e distração do condutor.

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Medidas de segurança passiva

Este domínio abrange medidas de atenuação dos efeitos dos acidentes, constituídas pela introdução de novos requisitos ou pelo reforço de medidas existentes nos seguintes campos: indicador de travagem de emergência (luzes de travagem intermitentes), avisador de cinto de segurança, ensaios de colisão frontal, ensaios de colisão lateral, ensaios de colisão traseira, normalização das interfaces dos dispositivos de bloqueio da ignição em caso de ingestão de álcool, equipamento de registo de dados de colisões e controlo da pressão dos pneus.
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Camiões e autocarros

As medidas em análise para melhorar a segurança dos camiões e autocarros consistem na introdução ou melhoria dos seguintes itens: conceção frontal e visão direta, proteção à retaguarda contra o encaixe dos camiões e reboques (para-choques traseiro), proteção lateral (guardas laterais) e proteção contra incêndio dos autocarros.
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Segurança dos peões e dos ciclistas

Este domínio prevê a introdução da deteção de peões e ciclistas (ligada aos sistemas de travagem automática de emergência), a proteção contra o impacto de cabeça nos montantes a e no para-brisas, bem como a deteção em marcha atrás de pessoas que se encontrem atrás dos veículos.
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Deste modo, o relatório ao Parlamento Europeu e ao Conselho apresenta uma perspetiva geral e propõe um caminho a seguir para melhorar a segurança dos veículos em benefício de todos os utentes da via pública, ou seja, de todos os cidadãos da União Europeia. A Comissão irá agora analisar quais destas medidas poderão dar lugar a propostas legislativas, depois das necessárias avaliações de impacto e de custo-benefício, incluindo uma análise do impacto cumulativo na competitividade da indústria da UE e um calendário razoável para que a indústria se possa adaptar.

Fotos: consumerreports.org, 3blmedia.com, cars.usnews.com, Euro NCAP, sae.org e autoevolution.com