Michelin Safe & Drive: o e-Call para carros mais antigos

O sistema eCall vai estar presente em todos os automóveis novos a partir de 31 de março de 2018. E os carros antigos, como será? Para esses, a Michelin criou um dispositivo adaptável.

O eCall é um ambicioso sistema de chamadas de emergência nos automóveis a nível europeu que se acredita que dará um contributo ainda maior para a segurança rodoviária e, sobretudo, para a redução do número de vítimas e feridos nas estradas. A vantagem está na diminuição do tempo que demorarão a chegar os serviços de emergência médica ao local, uma vez que a tecnologia instalada no veículo além de chamar o socorro, indica ainda a localização precisa do sinistro. 

A partir de novembro deste ano, os centros operacionais nacionais do 112 vão estar prontos para receber chamadas eCall, mas a obrigatoriedade de instalação deste mecanismo em todos os novos modelos de veículos ligeiros de passageiros e comerciais à venda na União Europeia será apenas a partir de 31 de março de 2018.

Este sistema possibilita que, de forma automática, seja efetuada uma chamada de emergência quando ocorre um acidente.

O dispositivo eCall, montado nos veículos, efetua uma chamada de emergência que é encaminhada para um call center específico. A chamada para o 112 tanto pode ser feita manualmente pelos ocupantes, carregando voluntariamente num botão SOS existente na viatura, ou de forma automática, em virtude dos sensores instalados nos veículos.

Mas e os veículos que não terão de origem este e-call? Calcula-se que na Europa, perto de 300 milhões de veículos estarão privados deste equipamento de alerta e auxílio automático…

A pensar na segurança destas viaturas e com uma preocupação inclusiva, a Michelin criou um dispositivo chamado Safe & Drive. É uma solução aftermarket que rondará os 139 euros (preço de França) que assenta num periférico inteligente cujos sensores tridimensionais são capazes de interpretar alterações bruscas de velocidade do carro.

Esse periférico é do tamanho de um sistema alta voz de isqueiro de carro, ligando-se precisamente ao isqueiro da viatura para lhe dar a alimentação elétrica de 12 volts de que necessita para trabalhar.

Uma vez conectado a um telemóvel com uma app gratuita Safe & Drive (disponível em Android e iOS), lança um sinal de alerta a um centro de emergência Michelin se houver uma colisão.

Em França, o sistema está já a ser comercializado na rede Euromaster.

Veja alguns vídeos demonstrativos do seu funcionamento: