Novas apps que ajudam na condução

As novas tecnologias estão cada vez mais presentes em todos os aspetos da vida dos portugueses. Nas apps relacionadas com a condução existem sempre novidades. Umas úteis outras somente curiosas. Descubra algumas que o podem ajudar na condução e aumentar a sua segurança.

A ajuda pode ser de diferentes géneros, desde encontrar o seu destino, planear a sua rota, saber onde reabastecer ou carregar o seu veículo elétrico, ser alertado e gerir a manutenção da viatura ou simplesmente encontrá-la num estacionamento com o qual não está familiarizado. Venha daí, o Circula Seguro conta-lhe tudo. 

Apps úteis

O MOBI.E serve para os utilizadores de veículos elétricos, e também plug-in, procurarem um posto de carga público. Com esta app consegue-se saber onde estão e se estão livres. Pena é a informação sobre o seu estado de funcionamento nem sempre ser o correto. Por vezes estão avariados e surgem como disponíveis.

Segundo muitos utilizadores isso acontece com regularidade. Ou seja falha na informação quando os postos estão avariados ou fora de serviço. Outra app do mesmo género muito usada internacionalmente é a Next Charge. Esta app inclui mais de 100 mil pontos de carga, espalhados por todo o mundo. Como é normal neste tipo de app indica o melhor caminho para chegar aos postos que estão mais próximos.

O Drivian ajuda-o a melhorar a sua condução. Esta aplicação promove a sua segurança e economia na estrada. Ao melhorar o seu estilo de condução pode tirar mais proveitos do seu veículo. Aprenda como evitar erros de condução sem recorrer a dispositivos de hardware complicados.

Fornece alertas durante a condução. Sempre que é detetado um comportamento de condução agressivo informa-o. Com mais conhecimento sobre como conduz pode aprender a evitar erros e melhorar o seu estilo de condução. Estas informações permitem evitar a repetição desses erros, é uma forma de melhorar os seus hábitos de condução.

Esta app permite ainda a partilha das suas viagens e experiências de condução com a sua família e amigos. Permite verificar as suas viagens anteriores e obter uma análise atual da evolução da sua conduta ao volante.

Com a comparação das viagens anteriores, no mesmo percurso, pode levá-lo a tomar melhores decisões sobre o futuro. Também ajuda a descobrir percursos alternativos, mais seguros e mais económicos para a sua viagem.

Apps que o libertam durante a condução

Se está apenas preocupado em não ser incomodado enquanto conduz, a Drive Smart pode ser a app perfeita. Serve também para instalar no smartphone do seu adolescente, para que este possa conduzir sem ser distraído.

Esta app reencaminha as chamadas recebidas diretamente para o correio de voz e enviará uma resposta automática para mensagens de texto, que também são silenciadas. Na versão Plus, a aplicação iniciar-se-á automaticamente quando for detetado que está em movimento…e notificará os pais se estiver desativada.

Também existe uma rede social só para condutores ela chama-se Waze. Através da comunidade de utilizadores, o serviço consegue assinalar engarrafamentos e acidentes. Indica ainda postos de reabastecimento, operações Stop e percursos alternativos.

Os servidores do “Waze” analisam, em tempo real, as velocidades dos seus utilizadores e detetam automaticamente congestionamentos. Os condutores podem também reportar as condições do percurso e preços de combustível nos postos por onde passam. Todas estas dicas contribuem com informações úteis para a comunidade.

Apps e mais apps

Existem inúmeras opções de apps de gravação de vídeo e não precisa de ter uma câmara dedicada só para isso. O seu smartphone pode fazer essa tarefa. Estão disponíveis diversas versões, estas apps podem gravar em loop ou em formato de timelapse.

No caso da CarCam regista informações adicionais como hora, velocidade, coordenadas do GPS e aceleração no mesmo ficheiro do vídeo. Estes dados ajudam a esclarecer diversas dúvidas em caso de necessidade.

Existem aplicações para registar e compreender os custos das suas viagens. A Fuel Log 3, além do combustível, contabiliza peças, idas à oficina e os valores pagos em parques de estacionamento. Para aumentar a segurança alerta ainda para manutenções programadas.

A aCar é uma abordagem direta e pragmática às questões financeiras. Calcula os custos por quilómetro e por dia. Analisa o tipo de condução para prever o próximo reabastecimento e prevê períodos de manutenção com base no histórico. É necessária “devoção” na configuração inicial, ocasião em que nos pede diversas informações, mas o uso diário é simples.

Quanto tempo já perdeu à procura do seu carro num qualquer parque de estacionamento dum centro comercial? O Car Locator facilita-lhe a vida, em troca de um par de euros. Para além de mostrar num mapa a última posição da viatura, informa-o sobre o tempo e custo de parque.

As aplicações relacionadas com o tráfego e definição de rotas pode ser muito útil e prático no planeamento das suas viagens mais longas. A ViaMichelin permite o cálculo de itinerários, em Portugal e no estrangeiro.

Esta app é extremamente prática, pois além do atrás mencionado permite ainda aceder a mapas e efetuar reservas em hotéis. Possibilita saber o tráfego de forma a planear a melhor forma de evitá-lo. Mostra ainda qual a previsão meteorológica para os próximos 10 dias, resumidamente tem ajuda-o a circular seguro.

Condução + telemóveis = coimas

Foram 55.000 os condutores a serem autuados em Portugal, em 2012, pela utilização do telemóvel durante a condução. Isto resulta numa média de 150 coimas por dia, estes são dados oficiais apurados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

O Código da Estrada, no seu artigo 84.º, determina que é proibido “ao condutor utilizar, durante a marcha do veículo, qualquer tipo de equipamento ou aparelho suscetível de prejudicar a condução, a não ser que estejam equipados com auricular-mono ou sistema de alta voz, e cuja utilização não implique manuseamento continuado”.

A infração de conduzir ao utilizar telemóvel é considerada grave, sendo sancionado com uma coima mínima de 120 euros. Dantes a maioria dos condutores autuados estavam a falar ao telemóvel, agora são cada vez mais os casos de utilização não só de apps, mas para o envio de SMS, para consultar e atualizar perfis em páginas socias.

As apps devem permitir ativá-las antes de iniciar a marcha e só necessitar de interagir após a sua paragem. Outra solução é como a apresentada na imagem, levar um pendura a fazer de co-piloto. Lembre-se que o funcionamento algumas apps exigem o contínuo do GPS e isso representa uma diminuição significativa da duração da bateria do seu dispositivo.

Foto | Pxhere