Polimento de faróis. A melhor forma de deixar as óticas novas e aumentar a segurança.

Da primeira vez que se lembra de olhar para os faróis do seu carro eles estavam brilhantes e resplandecentes… porém da última vez, nem por isso! As óticas estão sem brilho, baças e amareladas.

Nem parece o mesmo carro que comprou. Parece um eletrodoméstico velho. O tempo que entretanto passou somado à exposição aos elementos climatéricos, em especial o sol, provocaram esse desgaste. Veja como pode recuperá-los.

As óticas dos carros atualmente são todas de plástico, mais especificamente policarbonato. Passado algum tempo começam a ficar baços e amarelados. Além de esteticamente ficar “feio”, reduz também a eficácia do farol, o que resulta numa maior dificuldade em obter uma visão noturna adequada.

Como saber se necessita de polimento das óticas

O polimento dos faróis é uma operação muito procurada nas oficinas. Mas é possível efetuar em casa com kits específicos que se vendem em lojas da especialidade. Se tiver “jeito” e cuidado, poderá ter um resultado muito positivo. O trabalho provavelmente  ficará identico ao efetuado numa oficina.

O início do processo passa por lavar os faróis do seu carro. Faça-o com água morna e um detergente não abrasivo. Seque-os, ou deixe-os secar. Após esta lavagem terá uma melhor perceção do estado dos mesmos.

Caso a degradação inclua fraturas da carcaça plástica, ou caso existam infiltrações, o ideal será proceder à sua substituição. Em alguns casos pode ser possível efetuar uma reparação. Para saber qual o seu caso dirija-se a uma oficina, para que um especialista possa ajudá-lo.

Se constatar que realmente necessita de efetuar um polimento aos faróis, tem duas alternativas. Pague para alguém o fazer, ou faça-o você mesmo. Caso opte por polir as óticas numa oficina irá pagar aproximadamente 25€ por um farol, ou 40€ pelos dois.

A melhor forma de deixar as óticas novas

Vamos pôr mãos à obra. Começamos no ponto onde ficamos anteriormente, após a lavagem e secagem. Comece o processo isolando a área em volta dos faróis. Disponha fita de pintor para proteger a pintura do seu carro das lixas que iremos usar.

Iremos usar duas lixas, uma mais abrasiva e outra mais “suave”. Pode optar por usar uma lixa 1.500 e outra 2.000, caso o plástico esteja muito marcado, ou picado, poderá usar uma 1.000. O número quanto menor significa mais abrasiva.

Começamos molhando bem as lixas e as óticas. Passe a lixa mais abrasiva nos faróis com cuidado. O movimento deverá ser horizontal, pois favorece que o trabalho final fique mais harmonioso.

Não se assuste porque de início parecerá que o plástico perde toda a translucidez. Não necessita de aplicar força, é suficiente a movimentação das mãos, por aproximadamente 5 minutos. Durante o processo aplique continuamente água com um borrifador.

Depois deve lavar as óticas e repetir o processo com a lixa mais fina. Terminada a segunda fase, lave novamente a ótica, ela deverá estar ainda baça. Aplique massa de polir em todo o farol. Se preferir utilize um dos produtos disponíveis no mercado específicos para esta tarefa.

Inicie o polimento com uma estopa limpa, ou um pano limpo, avance até que fique minimamente limpo. Para finalizar, utilize outro pano, ou estopa nova, e termine o serviço. O aspeto deverá ser muito brilhante, quase igual a novo.

Parece que está pronto, mas não! Temos que proteger o trabalho que fizemos. Como o principal inimigo é o sol, devemos aplicar um protetor de raios UV para garantir a longevidade da beleza readquirida dos faróis.

Beleza e segurança

Não é só por estética que deveremos recuperar os faróis baços, amarelecidos e envelhecidos devido à oxidação, às agressões químicas provocada por detergentes, poluição. Mas afetados particularmente por raios UV e pequenos impactos de pedras.

Ao recuperar a clareza da ótica, aumenta o foco luminoso elevando o nível de segurança, sem necessidade de substituir a ótica. Sem necessidade de dispender meios financeiros avultados consegue recuperar um componente essencial à segurança rodoviária.

Fotos | Bright Lights Now