Será este o futuro das ambulâncias?

3041696-poster-p-1-this-drone-ambulance-is-totally-wild-and-totally-inevitable

Quando ligamos para o número de emergência nacional (112 em Portugal) o primeiro pensamento que temos é que cheguem imediatamente. Sabemos perfeitamente que para fazerem 30 km demoram no mínimo 20 minutos (a alta velocidade), mas passados 5 minutos já estamos aflitos a perguntar – mas onde esta a ambulância, nunca mais chega? Nessas alturas um minuto corresponde a uma hora, e 30 minutos é uma vida.

Para tentar solucionar a demora dos meios de emergência, a empresa ArgoDesign desenhou um drone-ambulância, já vimos drones distribuidores de correio, drones militares e drone recreativos, mas há sempre novos fins que para os quais se pode usar esta tecnologia tão rapidamente evolutiva como os drones.

droneambulance1

A ambulância /drone que se vê nas imagens é um conceito desenvolvido pela ArgoDesign, uma empresa de designers com imaginação fértil. O desafio era “sonhar” com as ambulâncias do futuro, serviços de emergência num ambiente urbano cada vez mais congestionado.

A ArgoDesign redesenhou o conceito de drone, que começa agora a ser cada vez mais comum, aumentando a sua dimensão para que pudesse levar pessoas e carga, pudendo assim passar por cima do transito, literalmente.

Estimando que, nos Estados Unidos (local da empresa de design), são milhares as vidas que todos os anos se perdem porque é demasiado lento o tempo de resposta, este veículo operado por uma só pessoa poderia (poderá?) vir a salvar muitas pessoas.

A ideia é que voe de forma autónoma, seguindo coordenadas GPS e que seja capaz de aterrar em qualquer lugar. A aeronave não é muito maior do que um carro normal. Depois de estabilizado o paciente é levado para o hospital e só aí é que volta a ser visto por pessoal médico.

Obviamente ainda há muito a aprimorar mas pensar que num futuro, não tão distante, podemos ter “transformers” a servir de ambulâncias é fantástico ou não.

Diga-nos a sua opinião, acha que esta tecnologia salvará vidas? Acha que mesmo que chegue a produção, os governos irão comprá-la?

 

droneambulance1

 

Em baixo poderá ver outro tipo de salvamento de vidas através de drones. Um drone com um desfibrilador que se desloca autonomamente ao local do incidente através de GPS.

1414540757343_wps_24_epa04466923_A_woman_gives

Imagens retiradas do site da  ArgoDesign