O que é e para que serve a ficha de segurança do carro?

A ficha de segurança do automóvel é uma folha com o diagrama do carro que informa os bombeiros e o pessoal de socorro de quais são as zonas em que o veículo deve ser cortado em caso de encarceramento.

Entre nós, o Automóvel Club de Portugal (ACP) tem sido quem mais tem apelado a que todos os condutores tenham no seu carro a ficha de segurança do automóvel. Essa ficha é não mais do que uma folha com informação técnica, numa espécie de diagrama ou raio-x, para as equipas de socorro quando e se tiverem de intervir num acidente grave que implique desencarcerar alguém.

E porque é que é assim tão importante?

  

Por estranho que pareça, uma das grandes dificuldades com que as equipas de socorro se deparam frequentemente em ações de desencarceramento é a dificuldade em saber onde “cortar” a viatura para que não haja perigo para ninguém.

O ACP explica: “Os 10 minutos necessários até há pouco tempo atrás para abrir um automóvel e retirar um ferido são agora muitos mais com os automóveis de última geração, já que é preciso ter muita informação para o poder fazer de forma segura: onde se encontram os componentes de alta tensão, as cargas dos airbags, que tipo de combustível utiliza a viatura, quais os melhores pontos de corte da carroçaria. O tempo é de ouro quando se trata de resgatar um ferido grave encarcerado num automóvel. Uns minutos podem fazer a diferença entre a vida e a morte”.

A questão é que a crescente inovação tecnológica na construção dos veículos dificulta o trabalho das equipas de socorro. O ACP dá, inclusivamente, dados, segundo os quais “40% dos desencarceramentos em veículos com 20 anos concretiza-se até 50 minutos. Já nos veículos fabricados há 5 anos, esse tempo é superior a 1 hora”.

Para as equipas de socorro conhecerem a marca, o modelo e o ano de fabrico do veículo é fundamental para compreenderem os detalhes técnicos que afetam o desencarceramento, permitindo-lhes ganhar tempo e segurança na prestação de socorro a vítimas encarceradas.

O ACP explica que a ficha de segurança devia ser colocada por todos os condutores no interior do carro: “A ficha de segurança tem um formato standard, é válida para toda a Europa e é fácil de interpretar por qualquer equipa de socorro”, insiste o ACP.

Essa ficha pode ser obtida no site fichadeseguranca.acp.pt.

Deve imprimi-la em formato A4, dobrá-la em três e colocá-la na pala do automóvel no lado do condutor.

Para informar as equipas de socorro que a sua viatura tem a ficha de segurança deve ainda colar um autocolante identificativo no vidro do automóvel.

 

Fotos: ACP, arnoldclark.com, moditech.com, rescuesheet.info, 02.dev-kentico.computerland.be, fia.com