Sugestões para reduzir o consumo do seu carro (1/3)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O consumo de um veículo é um dos fatores que influencia a escolha de um ou outro modelo no momento de compra, mas será que tomamos atenção aos pormenores que afetam esse mesmo consumo no nosso dia-a-dia?

Aqui são lembradas algumas sugestões para aplicar na sua viatura, e na sua maneira de conduzir, de forma a conseguir baixar o consumo. Porque deve reduzir o consumo? Em primeiro lugar porque mais consumo significa mais poluição e se tem alguma consciência ecológica este fator deverá ser suficiente para ler este artigo, mas numa visão mais egoísta, menores consumos também significam menores gastos para si e um bolso mais cheio, que é o que todos procuram ter, conservando os euros nos seus bolsos.


Comecemos logo com uma questão que para alguns é polémica, a qualidade do combustível, após muitos falarem se as gasolinas chamadas aditivadas seriam ou não de maior qualidade que as vendidas pelas chamadas “marcas brancas”, foram efetuados testes independentes que concluíram que seriam idênticos a nível de consumo, potencia e desgaste do motor.

Se assim é, a primeira forma de reduzir os custos é comprar combustível mais barato, atenção que a qualidade do combustível pode ser alterada de outras formas, com misturas de outros elementos como etanol, água ou petróleo, a adulteração do combustível é considerada crime, geralmente é feita com a adição de outros líquidos mais baratos de forma a aumentar o volume e assim ao venderem ganharem mais dinheiro. Se suspeitar que abasteceu em algum posto com combustível adulterado informe as autoridades.

Outros elementos ajudam a reduzir o consumo

Além do combustível a outra parte que entra na camara de combustão é ar,  a qualidade, temperatura e densidade do mesmo também irá ditar a qualidade de cada combustão, mas esse não é controlável por si, portanto passemos a outro elemento presente no momento da combustão e que influencia a qualidade da mesma, as velas.

As velas podem ser de ignição, nos motores a gasolina, ou de incandescência, nos motores a gasóleo, e a sua qualidade e estado influencia decisivamente a explosão do combustível, caso este não seja totalmente queimado será expelido no momento de escape, certifique-se que as do seu veículo estão em boas condições, se tem dúvidas sobre quando deverá trocá-las é sempre recomendável verificar no manual do proprietário.

Existem outros fatores que podem prejudicar o bom funcionamento e rendimento do motor, por exemplo, um sistema de escape com avaria, ou inadequado. Este sistema é composto pelo coletor, catalisador, tubos flexíveis, silenciosos intermédios e traseiro, fixações de borracha e suportes para fixação, todos estes elementos trabalham em conjunto de forma a garantir a exaustão dos gases do motor, restringir o nível de ruído e diminuir os gases nocivos libertados para o meio ambiente, caso algum esteja danificado, ou em falta, poderá ser um problema grave.

Foto | Nico Kaiser