Bombeiros acidentados, voltou a acontecer.

Acidente com bombeiros, voltou a acontecer

Sem que o verão e a época de incêndios pudessem terminar em sossego, voltou a acontecer um acidente com uma viatura de bombeiros, desta feita, felizmente, sem vitimas mortais a alimentarem a já avultada lista de mortos nas estradas portuguesas e nas fileiras dos soldados da paz.

E voltou a acontecer por que se continua a olhar para estes homens e mulheres de uma forma descuidada, desatenta e não focada na necessidade que existe em garantir mais e melhor formação  aos bombeiros na área rodoviária a quem conduz veículos, em tudo, diferentes dos veículos iguais.

O que se deve fazer em prol da segurança dos bombeiros

Pode alegar-se que já debatemos, por diversas vezes a temática da formação de bombeiros na área da condução defensiva. E é realmente verdade que tal já aconteceu nestes artigos, no entanto, apesar de nunca ser demais fazê-lo, parece que a sensibilização não chegou aos responsáveis desses mesmos bombeiros.

Para um grupo organizado na sociedade que detem, provavelmente, a maior diversidade de formação, é incompreensível que esta área seja tão descurada, desvalorizada e ignorada, colocando não apenas os operacionais bombeiros mais expostos, assim como todos os populares que os rodeiam.

Sabendo-se que o acidente rodoviário poderá acontecer a qualquer utente da via, esse mesmo acidente poderá atingir quem se encontra mais vulnerável. E por mais que não queiram admitir ou ver a realidade, os condutores bombeiros e os que são transportados por aquelas viaturas, são bastante vulneráveis. Basta avaliar o parque automóvel da maioria das corporações de bombeiros neste país e constactar que muitas dessas viaturas estão obsoletas.

A complementar essa realidade, constactamos que os carros de combate a incêndio estão equipados com tanques de água ou outros produtos líquidos que condicionam o equilíbrio do próprio veículo, necessitando de uma condução diferenciada. Essa informação vem com a formação e a prática de condução de cada viatura.

Foto¦ TVI24