Como conduzir um tractor sem risco

Os tratores agrícolas são estáveis e seguros se forem conduzidos de forma correcta durante os trabalhos agrícolas e nas deslocações na via pública. No entanto, não é raro que aconteçam acidentes mortais com estes veículos, quando todas as condições de segurança não são colocadas em equação. Saiba quais.

Trator: Uma ferramenta que pode ser mortal

A maior causa da sinistralidade com tratores agrícolas é o desconhecimento da máquina. É, portanto, preciso estar formado e informado para prevenir riscos no momento de os conduzir.

Trator agrícola: veículo de propulsão própria, de dois ou mais eixos, concebido e construído para arrastar, empurrar, levar ou acionar maquinaria ou alfaias agrícolas.

Boas práticas ao conduzir um trator agrícola

Os condutores de veículos agrícolas são obrigados, como em qualquer outro veículo, a levar consigo a documentação respeitante aos mesmos. Devem também possuir um seguro relativo à atividade agrária a realizar e cumprir coma as normas de circulação durante as deslocações que efetuem.

As boas práticas, ao conduzir qualquer tipo de trator agrícola, evitam riscos desnecessários. A título de exemplo: Arrumar adequadamente as ferramentas a utilizar, verificar os pneus, rever os sistemas debaixo do capô do trator, vestir roupas justas, cabelo apanhado e calçado apropriado. Por outro lado, ao circular na estrada, deve ter em atenção os limites permitidos em relação à altura, comprimento e largura. Deve trazer a iluminação e sinalização obrigatória em funcionamento e não pode circular em autoestradas ou vias rápidas.

E se nos cruzarmos com um trator?

Se, ao circular com o nosso veículo, nos depararmos com um trator à nossa frente, numa estrada com dois sentidos, devemos ter cuidado no que toca à distância de segurança atrás, mas também ao efetuar uma ultrapassagem. Caso a sinalização vertical e horizontal nos permita realizar a dita ultrapassagem, devemos esperar até que existam condições para a fazermos em segurança.

Nos sinistros mortais que envolvem tratores, a maioria das vítimas encontra-se ou a realizar tarefas agrárias, ou a deslocar-se entre casa e o local onde vai trabalhar ou a preparar-se para ir abastecer o veículo. Para prevenir acidentes:

Como prevenir riscos com o trator

  • Boa sinalização: para poder ser visto, tanto de dia com de noite.
  • Segurança: dispor de cinto de segurança, sistema anti capotamento, pórtico ou cabine de segurança debidamente homologada
  • Peso: levar contrapeso na frente para prevenir o risco de capotamento e nas rodas para favorecer a estabilidade.
  • Em caso de presenciar ou ver-se envolvido num acidente, deve chamar as autoridades e proteger o local para evitar que as consequências do mesmo não se agravem. Chamar o 112 e socorrer as vítimas é essencial.

Para terminar e em jeito de reportagem, no vídeo em baixo (em espanhol), faz-se referência à utilização de tratores dentro da atividade agrícola, com menção a algumas das normas de segurança que mencionámos:

Via | iSSGA
Foto | Robert Scarth, DGT
Vídeo | Canal Sur TV
Fonte: CirculaSeguro.com