Nova tecnologia propõe ver “através” de camiões

samsung-safety-truck.1910x1000

Em 2009, o designer de casas russo, Art Lebedev introduziu o conceito intitulado “Transparentius” cujo objetivo era melhorar a segurança rodoviária, algo que podia ser descrito como ingenuamente simples, pois a ideia era somente colocar uma câmara na frente de grandes camiões e conectá-la a monitores de vídeo na parte de trás, informando assim os automobilistas que seguiam na traseira se era seguro para ultrapassar.

Essa é a mesma ideia regressa agora pela mão da Samsung que está testando com um camião um novo protótipo que faz uso do mesmo princípio. Aproveitando a área abundante na traseira dos camiões, a empresa coreana colocou uma “parede” de écrans, formada por quatro monitores, que transmitem a imagem capturada por uma câmara sem fio na frente no veículo. Será que esta tecnologia vingará?

A Samsung diz que neste momento está a trabalhar para obter aprovação das entidades competentes que tem algo a dizer sobre a regulamentação desta nova tecnologia, no entanto, a ideia não parece que seja economicamente viável, nem em grande escala.

A câmara pode ser barata e simples de instalar, mas quatro monitores por cada caminhão seria um grande investimento para qualquer empresa de transportes para fazer, especialmente uma vez que não levaria a qualquer benefício financeiro direto.

Ainda assim, é impressionante que a Samsung tenha conseguido superar alguns desafios técnicos existentes, sendo o mais relevante problema do brilho solar, conseguindo concretizar este projeto de forma que se pode considerar até meritória.

A solução poderá ser outra

Uma solução mais realista (entenda-se economicamente viável e de interesse para os fabricantes automóveis) que permite melhorar a informação durante a condução, será fornecido por sistemas de comunicação veículo-veículo (V2V), estes sistemas deverão ser estreados no próximo ano nos veículos novos vendidos nos EUA.

Resumidamente, este sistema de informação em rede transmite dados sobre a posição do seu carro, a direção e a velocidade a que circula, e recebe as mesmas informações dos outros carros em redor do seu, após analisar esses dados, pode emitir alertas sobre a condução insegura por terceiros ou notificar de qualquer colisão à frente até mesmo antes de quaisquer outros condutores se apercebam ou tenham tempo para reagir.

Dessa forma, o V2V faz ainda mais do que apenas dar-lhe a visão do caminho à frente do “Camião da Samsung” que na verdade apenas torna os grandes camiões “transparentes” e é, sem dúvida, uma aplicação muito mais abrangente de segurança rodoviária.

Foto | Samsung