Radar mais rápido para a condução autónoma

radar, condução autónoma

A tecnologia de radar instalada nos veículos dá mais um passo em direção à condução autónoma. A Magna apresentou um sistema de radar de maior resolução e de maior rapidez de decisão.

O fornecedor de componentes Magna International revelou no salão automóvel de Detroit deste ano um novo e mais avançado radar pensado para aplicação em automóveis. O equipamento tem o nome de “Icon Radar” pautando-se pela sua alta resolução. Codesenvolvido com a startup de inovação tecnológica Uhnder, este radar deriva dos militares, visando ajudar a reduzir a distância existente entre o nível 3 e o nível 5 para alcançar uma condução autónoma (não tripulada, portanto) confiável.

Este radar examina continuamente o ambiente em quatro dimensões (distância, altura, profundidade e velocidade) em áreas de mais de 300 metros. O Icon Radar pode detetar e rastrear quase 100 vezes mais objetos do que outros sistemas de radar atuais. Também pode classificar individualmente todos e cada um deles. Além disso, o sistema deteta todo o género de objetos, incluindo rails de proteção, detritos de estrada e lombas de velocidade, bem como outros veículos, ciclistas, peões e animais.

A empresa afirma que ter um sistema de radar que pode distinguir “objetos” de dimensão menor como crianças e ciclistas na proximidade de objetos grandes, como veículos, é extremamente importante para o aperfeiçoamento de tecnologias que serão indispensáveis para trazer maior segurança, tornando a atuação mais eficaz de sistemas como a travagem automática de emergência. Neste sentido, foi melhorado o grau de tolerância na interferência que as leituras obtidas possam ter, relativamente aos radares tradicionais.

O dispositivo consegue ainda decifrar se os objetos que está a captar e identificar se se encontram em movimento ou estáticos.

50 vezes mais rápido do que olho humano

O responsável de tecnologia da Magna, Swamy Kotagiri, explica que este radar digitaliza o ambiente 50 vezes mais rápido do que o tempo que leva um ser humano a piscar um olho. Esta rapidez de análise ajuda um veículo a tomar decisões instantâneas em resposta a um ambiente complexo. O Icon Radar utiliza tecnologia de alta resolução militar, adaptando-a para o mundo automóvel, dando um passo em frente rumo à condução autónoma dos veículos.

O Icon Radar, segundo os seus promotores, tem dimensões compactas, o que cria uma maior flexibilidade aos fabricantes de automóveis na sua incorporação no design das viaturas.

radar, condução autónoma