Transporte de mercadorias a granel

Tramsporte de mercadorias a granel

Em Portugal é hábito nos cruzarmos com veículos pesados de transporte de mercadorias de transporte de madeiras. Isto acontece porque, essencialmente, o nosso país tem uma industria de celulose que exige uma permanente aquisição de madeira para a transformação em pasta de papel.

Estes veículos que transportam os toros de madeira, fazem-no de acordo com a legislação em vigor, ou seja devidamente acondicionados e dentro da área de carga desse veículo. Respeitam as normas de circulação, relativamente aos horários de circulação e repouso. Se assim não for, as entidades competentes, autuá-los-ão.

Quais os perigos no transporte de madeiras

O transporte de mercadorias em granel, segundo a legislação europeia, deve estar sujeito a um processo de cobertura, de modo a que essa mercadoria não possa vir a ser projectada para a via e assim condicionar a segurança dos condutores que circulam, essencialmente, à retaguarda dos referidos veículos.

Acontece que a Lei em vigor, apenas considera transporte de mercadorias a granel todos os tipos de mercadoria que não podem ser facilmente acondicionáveis; pedras, areias, casca de madeira, etc… No que diz respeito ao transporte de troncos de madeira, essa cobertura não é exigível.

Essa cobertura não é exigível, uma vez que os troncos podem ser amarrados entre si, em grupos, recorrendo ao uso de cintas metálicas próprias para o efeito. Mas ao transitarmos atrás desses veículos, verificamos muitas vezes que esses troncos vão mal acondicionados e que, por vezes, pequenos deles caem sobre a via, ou é libertada casca de árvore.

Se, numa eventualidade, uma dessas cintas rebentar ou se desprender, a queda dos troncos de madeira sobre a via é inevitável. Essa queda levará, como já aconteceu em diversas ocasiões, a que os troncos de madeira se espalhem sobre a via, proporcionando acidentes rodoviários, por ocasiões graves.

Que solução dar ao transporte de mercadorias de madeiras?

Acima de tudo o que se deseja na circulação rodoviária é a segurança de todos os elementos que dela façam uso. condutores, peões e animais. Pretende-se manter em bom estado a própria via, nomeadamente o pavimento e demais elementos integrantes; sinalização, railes, viadutos, etc…

Para que o transporte de mercadorias de toros de madeira se torne mais seguros, mesmo sabendo nós que a sinistralidade dificilmente acabará, este terá de estar devidamente acondicionado e coberto. Outra solução é a utilização de veículos com taipais ou lonas estruturais laterais e superiores.

Se o transporte passasse a ser efectuado desta forma, deixaria de haver projecção de casca de árvore ou pequenos galhos para a faixa de rodagem, que condicional a segurança envolvente, assim como todos se sentiriam mais seguro quando se cruzam com veículos que efectuam este tipo de transporte de mercadorias.