Quando de noite não se veem os peões nas passadeiras

Quando os peões não se veem de noite nas passadeiras

À noite todos os gatos são pardos e nem sempre se consegue avistar os peões nas passadeiras, quando pretendem atravessá-la ou a estão mesmo a atravessar. E isso acontece, essencialmente, devido à pouca iluminação junto destas.

Este é um problema com que os condutores se confrontam enquanto circulam, mas também os peões quando pretendem atravessar a faixa-de-rodagem, sendo respeitadores das normas que regulam a sua circulação.

Uma solução virada para o futuro a implementar nas passadeiras

Seria importante intervir nas passadeiras com um sistema capaz de alertar os condutores, durante a noite, para o facto de existirem peões a efectuar a sua utilização. Assim, proponho que se crie um sistema composto por led’s em que todos o espaço da passadeira, durante a noite, se encontre em luz branca quando não tem utilizadores, mas que passe a vermelho no momento em que o peão aceda ao espaço, ainda no passeio, da passadeira.

Desta forma, durante a noite, estando bom ou mau tempo, os condutores, mesmo não avistando os peões, saberiam que a passadeira estava a ser utilizada, moderando dessa forma a sua velocidade, aumentando a sua atenção para o espaço.

Com um sistema destes, alimentado por energia solar, a eficacia seria melhor que a sinalização luminosa ou simplesmente gráfica. Os peões sentir-se-iam mais seguro e confiantes, assim como os condutores mais alertados e capazes de adoptar comportamentos mais adequados.