Como evitar os danos nos buracos da estrada

Buracos na estrada - CS

Os buracos são problemas constantes nas estradas portugueses, no nosso país existem dois tipos de estradas as que são ótimas novas e as que estão todas esburacadas, nunca há um meio-termo. Além de alimentar o risco de acidentes, eles podem danificar os pneus ou os componentes da suspensão do veículo. E os problemas não para por ai. Além dos buracos em avenidas movimentadas, existem desníveis em cruzamentos e consertos mal executados no asfalto que fazem o veículo tremer com grande frequência fazendo com que a suspensão não consiga absorver com eficácia esses buracos e assim provocar danos no veículo.

Para enfrentar este rali diário o melhor é conduzir devagar e manter a distância de segurança do condutor da frente. Se mesmo assim não conseguir evitar os buracos deve ter atenção a alguns componentes do veículo. Os problemas mais comuns ocorrem nos pneus, suspensão e amortecedores. Agora que vem aí o outono e inverno com chuvas constantes, o número de buracos nas ruas aumenta exponencialmente assim como o negócio das oficinas, parece que não é mau para todos. Os mecânicos afirmam que nestas alturas do ano aumentam os condutores com pneus rebentados, jantes partidas, etc.

Mas não são apenas os pneus e a suspensão que sofrem com a má conservação do solo. A roda também pode ser danificada dependendo da velocidade e dimensão do buraco. As rodas de aço podem ser soldadas e desamassadas, mas no caso das de alumínio, a única solução é substituir as que foram danificadas.

Dicas para evitar danos provocados por buracos

Quanto mais rápido conduzir, mais difícil será para se desviar e pior serão as consequências. Ao passar pelo buraco, você pode perder o controlo do carro ou ter a roda amassada e o pneu estourado. Ao conduzir em chuva, reduza a velocidade, redobre a atenção e tente desviar das poças, pois elas podem esconder buracos sob a água ou fazer o carro aquaplanar. Se não conseguir desviar-se a tempo do buraco, não guine o carro bruscamente pois as consequências poderão ser piores, não trave bruscamente, pois a suspensão estará sob pressão e não conseguirá absorver o buraco, desengate a marcha ou ao menos pise a embriaguem ao atravessá-lo, com isso evita danos na caixa de velocidades e muito importante mantenha o volante direito pois assim os danos serão maioritariamente nos pneus e talvez jantes e não na suspensão que é bastante mais dispendiosa para consertar.

Buracos nas estradas - CS

Alinhamento deve ser verificado sempre que conduza em estradas problemáticas. Com os impactos em buracos, lombas ou obstáculos, as especificações da geometria de suspensão podem desajustar-se. Por isso, sempre que houver forte impacto em buracos e obstáculos, quando for substituído qualquer componente de suspensão ou direção, se os pneus se desgastam em excesso ou de forma irregular, ou se o carro apresenta tendências de instabilidade nas curvas e nas travagens, é necessário verificar o alinhamento. Mesmo que nada disso ocorra, é conveniente alinhar a direção a cada 10 mil quilómetros para compensar o desgaste e surgimento de folga nos componentes. Fazer o alinhamento da direção nada mais é do que ajustar e colocar dentro de parâmetros determinados pelo fabricante.