Como retirar o gelo do para-brisas

As baixas temperaturas que têm assolado Portugal neste inverno tem trazido alguns problemas próprios da época aos automobilistas portugueses que não estão habituados a lidar: o gelo do para-brisas é um deles.

Vamos indicar-lhe algumas formas de conseguir retirar o gelo acumulado no para-brisas do seu automóvel de maneira rápida e relativamente simples.

Quando chegamos ao veículo, pela manhã, e vemo-lo com gelo no para-brisas, por vezes apetece voltar para debaixo dos lençóis e sair só na primavera. Mas afinal temos de chegar ao trabalho, portanto o melhor é arregaçar as mangas.

Sugestões para retirar pouco gelo do para-brisas

Em primeiro lugar use o sistema de aquecimento do habitáculo do seu automóvel, é a melhor forma de ajudar a retirar gelo do para-brisas, é uma forma rápida e segura. Ligue o motor e regule o sistema de ar condicionado, ou ventilação, para produzir calor e dirija-o para o para-brisas.

O ar quente no interior do veículo irá ajudar a derreter e soltar o gelo do para-brisas, se for muito pouco gelo poderá ser suficiente para, em pouco tempo, começar o gelo desaparecer.

Intervenções diretas no gelo do para-brisas

Se o gelo for um pouco mais compacto e não derreter facilmente, experimente usar uma mistura composta por um pouco de álcool com água fria, numa relação de um para dois.

Coloque a mistura num borrifador e aplique em todos os vidros, repetindo o número de vezes necessárias até que o gelo comece a amolecer. Isto irá ajudá-lo a remover o gelo mais facilmente.

Para essa tarefa use um raspador de gelo. Caso não tenha um raspador de gelo próprio, use um cartão, tipo de crédito, como alternativa, sempre com cuidado. Não use um cartão laminado, pois não são firmes o suficiente para efetuar a tarefa. Recordo-lhe que esse método pode danificar o cartão.

As escovas do limpa para-brisas só deverão ser usadas após a remoção do gelo. Não é aconselhável enviar água do limpa-vidros após a limpeza pois, caso a temperatura seja negativa no exterior, irá criar uma nova camada de gelo.

Conselhos finais

Levante-se pelo menos 10 minutos mais cedo para lhe dar tempo para preparar o carro. Limpe todas as janelas usando um dos métodos aqui indicados.

Caso o gelo tenha congelado a fechadura, use um isqueiro para aquecer a chave para que, aos poucos, possa ir descongelando, não exagere no aquecimento.

Planeie a sua viagem por rotas que favoreceram a circulação em estradas principais, pois é mais provável que tenham sido limpas do gelo e neve acumuladas durante a noite.

Coloque a segurança antes da pontualidade sempre que as condições atmosféricas sejam más. Faça uma previsão com um tempo extra para as viagens de inverno, mas esteja preparado para a inevitabilidade de estar atrasado para o trabalho devido a problemas inesperados provocados pelas difíceis condições atmosféricas.

Foto | Erik Larson, George Redgrave