Cuidados a ter na condução durante o inverno

Conduzir Inverno1

Conduzir durante o inverno, seja com chuva, vento ou neve, obriga a cuidados redobrados. Apesar de Portugal não ser um país conhecido por grande catástrofes invernais, chove com relativa frequência durante os meses de inverno, há vento e, em determinadas zonas do país, alguma neve.

As constantes alterações climatéricas levam a que o país conheça, por vezes, fenómenos até agora desconhecidos e que acabam por influenciar a condução de quem circula pelas estradas nestas épocas do ano.
Chuva, neve, gelo e vento, criam dificuldades à circulação rodoviária o que requer cuidados extra. O perigo de nos expormos à condução nestas situações, reside principalmente na dificuldade de realizar manobras, conduzir com prudência e controlar o veículo em situações delicadas, como por exemplo e sobretudo, com chuva. Em casos em que o piso está escorregadio, existem poças de água na estrada ou possa haver deslizamentos de terras, e ainda má visibilidade por causa do nevoeiro, com a velocidade desapropriada àquelas situações, podem surgir complicações que estamos a tempo e corrigir e evitar.
Em caso de chuva, o pior são as primeiras gotas, por ao misturarem-se com o pó e a gordura no asfalto, podem criar uma película escorrgadia. A névoa intensa, o vento, a neve e o gelo são outras condicionantes a ter em conta durante esta temporada.
Em traços gerais, convém adaptar a nossa velocidade às circunstâncias do terreno, estado do piso e visibilidade, aumentar a distância de segurança para o veículo da frente, evitar travagens bruscas e realizar manobras suavemente, verificar o estado dos elementos do nosso carro, como as luzes, pneus e acessórios como correias, coletes refletores e triângulos de emergência.

Conselhos para conduzir com chuva

A chuva é um dos elementos que mais dificultam a condução em estrada e que cria um grande número de acidentes, pois gera menor visibilidade e reduz a aderência de forma extrema, logo a partir das primeiras gotas. Os dias de chuva nas grandes cidades provocam circulação mais lenta e engarrafamentos. Sobretudo, devemos ter em atenção o aquaplanning, podendo perder o controlo e a estabilidade do veículo, consequência de pressão inadequada dos pneus ou desgaste na profundidade do piso. Se nos deparamos com uma zona cheia de água, devemos evitá-la a todo o custo, por muito que conheçamos esse percurso. A água na estrada pode arrastar o veículo ou ocultar um enorme buraco.
Neste caso, devemos redobrar a atenção e ter os faróis limpos, tal como os espelhos, os vidros e os espelhos, para obter uma melhor visibilidade do local ond nos encontramos. A humidade dos vidros pode ser limpa através da utilização do ar condicionado com mais potência. É importante circular com as luzes acesas, para ver melhor e para sermos vistos e aumentar a distância para o veículo que nos precede.

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Conselhos para conduzir com vento

É perigoso o efeito surpresa do vento. É possível que prejudique a condução quando sopra mais forte que o normal, quando circulamos em pontes, em túneis e quando ultrapassamos veículos mais volumosos ou até quando conduzimos estes veículos mais volumosos.
Podemos antecipar todas as estas situações, com uma simples observação do local, elementos materiais e pó que sobrevoem o veículo por efeito do ar, e assim podemos perceber se devemos ou não reduzir a velocidade para melhorar a capacidade de resposta do motor. É importante não perdermos a calma, nem nos assustarmos com o efeito de sacudir provocado pelo vento, pois às vezes pode sentir-se um empurrão debaixo do veículo. Quanto mais firmes e seguros agarrarmos o volante, com maior segurança e fluidez podemos contrariar o efeito do vento.

Conselhos para circular com neve

Com neve e gelo não deve travar ou acelerar bruscamente, deve manobrar o volante com suavidade e circular a velocidades muito lentas (sem cair no erro de achar que avançando sempre devagar não há neve que o pare). Nalgumas condições nem um 4×4 consegue circular, sendo aconselhável o uso de correntes. Se for possível, planeie o trajeto de modo a apanhar o menor número possível de declives. Duplique a distância de segurança para o veículo que está à sua frente. Tenha cuidados redobrados em pontes e viadutos. O gelo tende a formar-se com maior rapidez nestas superfícies e por vezes é impercetível. Circule com as luzes ligadas. Fora de estrada, a neve pode esconder pedras.
Se o carro ficar preso no gelo ou na neve, não acelere a fundo. Saia do carro e retire a neve à volta dos quatro pneus com o auxílio de uma pá, traçando um trilho com alguns centímetros à frente de cada pneu. Coloque por baixo e à frente das rodas de tração objetos que garantam motricidade, como uma tábua ou mesmo os tapetes do carro. Com o carro em primeira, tente avançar. Se o veículo tiver controlo de tração, pode ser mais eficaz desligar o sistema na fase de arranque. 

Fotos: Driving in the winter