Gelo na estrada. Como prevenir?

1312333679973_bf0885b1d5_k

Com a descida da temperatura, o inverno traz diversos desafios a quem quer circula na estrada com o seu veículo, além do desconforto que fisicamente sentimos, as condições das vias alteram-se significativamente.

Reveja, relembre ou aprenda algumas dicas para que as viagens de inverno, com condições adversas, como com gelo na estrada, por exemplo, sejam menos penosas, perigosas ou até mortais. Saiba mais aqui.

Para garantir que conseguimos alcançar um objetivo é necessário conjugar uma série de fatores para que a nossa viagem seja levada a bom porto, no caso da condução segura em vias onde existe a probabilidade de surgir gelo na estrada deverá ter em atenção diversos fatores. Comecemos…

Prepare o seu carro

Em primeiro lugar o seu veículo deverá estar em boas condições nos diversos aspetos: verifique os pneus, confirme que a manutenção está em dia, que todos os líquidos estão nos níveis corretos e que possui combustível mais que suficiente para a distância que pretende efetuar. Caso seja uma viagem longa confirme que existem postos de abastecimento a intervalos regulares no seu trajeto.

Confira o estado dos pneus; pneus desgastados ou danificados prejudicam a sua eficácia, assim como a sua eficiência, afetando negativamente as probabilidades de levar a bom porto o seu veículo numa viagem.

Relembramos que os pneus têm indicadores de desgaste, veja aqui como verificá-los. Caso algum dos seus pneus tenha atingido o limite do indicador de desgaste, troque-o; se circular nesse estado a capacidade do pneu será inferior à adequada e prevista pelo fabricante.

Aproveite que está a verificar os pneus e confirme a pressão de ar dos mesmos. Com a descida de temperatura a pressão diminui, sendo necessário ajustá-la às condições de temperatura.

Considere o uso de pneus de inverno, ou homologados para circular no inverno. Estes pneus foram criados especialmente para estas condições de circulação, com pisos desenhados para garantir mais aderência em condições de gelo na estrada ou de neve, proporcionando comparativamente aos pneus normais, uma melhor tração e capacidade de travagem.

O que levar e o que verificar antes de iniciar a viagem

Pondere levar um “kit de sobrevivência” para o Inverno, inclusive com alimentos adicionais, pois podem proporcionar algum conforto e segurança em caso de ocorrer alguma avaria ou ligeira saída de estrada que obrigue a viatura a ficar imobilizada.

Caso transite numa zona onde neva com regularidade é recomendado possuir correntes para a neve ou equivalentes, em qualquer caso deverá ter a bordo um cabo de reboque, cabos de bateria, kit de primeiros socorros. Deverá também ponderar possuir anticongelante, raspador de gelo, lanterna e respetivas pilhas, um kit de ferramentas, um extintor de incêndio, um cobertor e fósforos.

Não esqueça de levar alguns alimentos, especialmente energéticos, tais como chocolate, barras de cereais e se gostar leve também algum sumo, não esqueça o melhor hidratante de todos… água. Uma pá também poderá ser muito útil para retirar a neve em redor das rodas de tração.

Verifique as condições meteorológicas previstas, não arrisque se estiver previsto muito mau tempo e altere a viagem até que as condições melhorem. Use roupas confortáveis que não restrinjam os movimentos ao volante e proteja-se adequadamente, caso tenha necessidade de sair da viatura.

Cuidados especiais para a eventualidade de gelo na estrada

Viadutos e pontes congelam primeiro que o resto da estrada, assim aproxime-se dessas áreas com cuidado. Logo que a neve começar a cair, deve diminuir a velocidade e ficar em alerta máximo.

O gelo negro é quase impossível de ver. Tende a aparecer em áreas sombreadas e nas zonas laterais da estrada, e se os veículos passam sobre ele em altas velocidades, como não o percebem, acabam por ser responsáveis por uma série de acidentes com alguma gravidade.

Esteja alerta enquanto conduz, e se há alguma hipótese de haver gelo negro na estrada, conduza cautelosamente e a uma velocidade reduzida. A condução no inverno, especialmente quando as estradas ficam cobertas de neve, requer especial atenção às distâncias de segurança, pois estas aumentam de forma significativa.

A velocidade é a principal inimiga

É essencial adequar a velocidade às condições meteorológicas e às imprevisibilidade das condições da via, para isso mantenha uma distância de segurança em relação ao veículo que circula à sua frente superior à que reserva quando circula em estrada com boas condições de aderência. Assim conseguirá evitar o embate caso surja a necessidade travar de repente.

Mantenha sempre a calma e conduza com precaução, esteja atento à via, assim como aos outros veículos e aos peões que nela circulam, trave de forma progressiva e acelere também com moderação.

Tenha cuidado quando vir um veículo com os quatro piscas ligados, tenha uma atenção especial também aos veículos de limpeza de neve e e que espalham de sal. Ao abordá-los, desacelere, fique um pouco para trás e seja paciente, não os ultrapasse.

Caso seja condutor de pesados, em caso de situações de grande densidade de neve e gelo, aguarde nas estações de serviço ou parques de repouso, lembre-se que se ficar bloqueado na estrada, dificultará a atuação dos limpa-neves e dos restantes veículos de socorro.

Como recuperar o controlo numa derrapagem

A maioria das derrapagens resulta de velocidade excessiva para as condições da estrada ou do trânsito. Travagens bruscas ou acelerações exuberantes, provocam a derrapagem do veículo. A derrapagem ocorre quando as rodas resvalam fora de controlo, podendo envolver a frente, traseira ou as quatro rodas.

Uma vez em derrapagem, deve orientar o veículo no sentido da mesma, olhando para o lado para o qual pretende levar o carro, controlando a direção. Tenha cuidado para não sair de traseira e não pise a embraiagem ou o travão.

Em caso de despiste e atolamento

Caso fique preso na neve, não entre em pânico, permaneça no interior do veículo para maior segurança e calor e espere a chegada de ajuda. Se estiver num local com o serviço SOS, telefone ou telefone móvel, peça ajuda marcando 273 300 240 da Protecção Civil, ou o 112, número de emergência nacional.

Se tentar retirar o seu veículo da neve, tome cuidado, em primeiro lugar agasalhe-se, não faça demasiados esforços, para não ficar exausto, e mantenha-se visível, use o colete refletor sobre a roupa e ligue os quatro piscas.

Em condições de neve, ou frio extremo, especialmente durante a noite, os ocupantes devem manter-se acordados, porque a ajuda pode levar algum tempo a chegar. É essencial manter a circulação corporal, movendo os pés, as mãos e os braços. E não esqueça, antes de iniciar a marcha, deve limpar a neve e o gelo não só do para-brisas mas também de todas as janelas, luzes e espelhos.

Fontes | Estradas.pt, wikihow
Fotos | Stark