Nevoeiro e o risco do acidente rodoviário associado

Nevoeiro e o risco de acidente associado

O nevoeiro e a segurança rodoviária não são factores que liguem bem um com o outro. O nevoeiro promove um estado de risco elevado na condução, pelo facto de diminuir consideravelmente a visibilidade e criar no asfalto uma camada escorregadia, diminuindo o atrito  que os pneus executam.

Quando se conduz com as condições atmosféricas adversas, nomeadamente com presença de nevoeiro, deve o condutor adquirir comportamentos de segurança que combatam a debilidade a que está sujeito durante o seu caminho; deve utilizar as luzes de cruzamento, mesmo durante o dia e sempre que necessário as luzes de nevoeiro.

O choque em cadeia, como consequência de uma condução imprópria

Uma camada de nevoeiro não surge na via de forma súbita. Ele está lá e é fácilmente identificado a uma distância considerável. Deste modo, devem os condutores, com a devida antecedência, adaptar a sua condução à nova condição atmosférica. A velocidade deve ser moderada e a distância de segurança aumentada.

Mas o que acontece em muitos casos é exactamente o contrário. Os condutores sentem-se invadidos por uma necessidade incompreensível de demonstrarem todas as suas potencialidades e as do seu veículo e, contrariamente a todas as regras de segurança, aumentam a velocidade, aproximam-se perigosamente dos demais condutores e forçam manobras.

Sempre que existe necessidade de alguém travar, por que razão que seja, a distância curta que os restantes condutores deixam deles não vai permitir que actuem em conformidade, vindo muitas vezes a provocar embates traseiros. Embates esses que vão retirar o primeiro veículo da trajectória, fazendo com que outros acidentes venham a existir.

Uma vez que o nevoeiro provoca situações de péssima visibilidade, ainda que haja a tentativa de sinalizar, essa acção só por si é bastante perigosa, conhecendo-se casos em que se deram atropelamentos mortais.

O que fazer

Quando um condutor vai para a estrada e se depara com condições de nevoeiro, o que deve fazer de imediato é sinalizar a sua viatura com as luzes de cruzamento (médios) e com as luzes de nevoeiro à rectaguarda. Depois, adaptar a velocidade que pratica e aumentar a distância de segurança.

Em caso de acidente, por que todos estamos expostos a ele, uns mais do que outros, não deve caminhar pelo meio da faixa-de-rodagem com a intensão de colocar o triângulo de sinalização, mas sim sair da via e caminhar pela berma. No caso da auto-estrada, por fora, com protecção dos rails de proteção.

Não se deve esquecer de vestir o colete de reflector e de retirar todos os passageiros do seu veículo para a fora da via. Em caso de acidente em cadeia, não sofrerão das consequências de embates consecutivos violentos.