O perigo rodoviário e as soluções necessárias

O perigo rodoviário e as soluções necessárias

Se existem locais que necessitam de intervenção, quase, imediata com vista a diminuir o perigo que as envolvem, um desses locais é, sem dúvida alguma, a via que liga a localidade de Alfarelos, no concelho de Montemor-o-Velho a Formoselha/ Sato Varão.

A estação de caminho de ferro de Alfarelos é um ponto de encontro de diversas linhas férreas, o que faz com que haja uma grande afluência de peões à via pública envolvente. Uma vez que os utilizadores não são apenas da localidade de Alfarelos, a deslocação dali para outros locais faz-se de automóvel.

 O perigo que espreita

Alfarelos e a sua estação de caminho de ferro encontra-se posicionada num local estratégico que serve os concelhos de Montemor-o-Velho e de Soure. Muitas são as pessoas que utilizam aquela estação para recorrerem ao comboio para se deslocarem, essencialmente, para Coimbra, no entanto , também, para Lisboa. Principalmente estudantes.

Uma vez que muitas são as pessoas que ali apanham o comboio para irem trabalhar para Coimbra, muitas são as pessoas que ali deixam estacionados os seus automóveis. Acontece que o local não admite um estacionamento que permita um estacionamento de viaturas, ficando estas isenta de perigo.

Deste modo e como se pode verificar na imagem, a saída da área da estação de caminhos de ferro é efectuada directamente para a faixa de rodagem. Ainda que haja uma passadeira com lomba redutora de velocidade, o perigo é elevado. Em hora de chegada de comboio, o trânsito de viaturas  e peões é em grande número, o que aumenta, só por si, o perigo localizado.

Entende-se, então, que junto da estação, em terreno existente e baldio, se edifique um parque de estacionamento capaz de albergar tantos veículos quantos aqueles que se espalham pelas ruas da vila de Alfarelos, desde de manhã até ao final da tarde.

Se tal acontecer, o estacionamento será efectuado em melhores condições e a largada e recolha de passageiros não estará exposta ao perigo que agora acontece.