Pneus de inverno, esta é a época de usá-los

michelin

Neste inverno não se torne em mais um número na estatística da sinistralidade rodoviária portuguesa, a aderência reduzida em conjunto com a redução de visibilidade caraterísticas desta época do ano são propícias a acidentes.

Circule de acordo com as condições meteorológicas e dentro dos limites de velocidade legais, siga o que o bom senso aconselha para cada estrada, mesmo quando é circula muito mais lento que o limite permitido e do que habitualmente o faz noutras condições.

Mantenha uma distância segura em relação ao veículo à sua frente, de forma a conseguir parar completamente em caso de necessidade, sem provocar acidentes. Mantenha a calma e conduza com toda a precaução.

Esteja atento, reduza a velocidade e não perca o controlo da sua viatura, a condução no inverno é um grande desafio. Conduza de acordo com as condições meteorológicas e da estrada, que podem ser imprevisíveis.

Esteja atento a tudo o que o rodeia. Adapte a sua velocidade às condições existentes, evite situações em que tenha de travar bruscamente sobre uma superfície escorregadia. É fundamental antecipar-se avaliando a distância de travagem necessária. Evite as travagens bruscas e viajar a grande velocidade.

Não faça movimentos repentinos e não acelere a fundo, a aceleração deve ser gradual e progressiva, nunca de forma brusca senão irá provocar a perdas de aderência dos pneus. Tente travar de forma suave e sempre gradualmente para que as rodas não bloqueiem.

Se as rodas se bloqueiam, o veículo derrapará e ficará fora de controlo. Se tal ocorrer, e caso o seu veículo não possua ABS, solte o pedal do travão para recuperar a tração e use o motor como travão, alternando-o com o pedal do travão. Para reduzir o risco de derrapar nas subidas use uma relação de mudanças mais alta daquela que utilizaria com tempo seco.

A escolha acertada: Pneus de inverno

A Michelin como marca responsável e interessada em segurança rodoviária aconselha a usar pneus específicos para esta época do ano, visite o seu fornecedor de pneus e escolha os pneumáticos mais adequados à sua viatura. Se se montam quatro pneus de Inverno, a estabilidade e o controlo são maiores.

A condução no Inverno exige mais os seus pneus e das suas habilidades como condutor. Prepare-se para as condições invernosas. Os pneus de Inverno melhoram a segurança e a mobilidade, pois proporcionam mais tração, travagem e controlo com água, orvalho, neve e especialmente com gelo.

Para não patinar quando se arranca sobre a neve é fundamental acelerar pouco a pouco. Se as rodas patinam, engrene uma velocidade superior para reduzir a força que se aplica às rodas, assim o veículo arrancará melhor.

Antes de entrar na curva, reduza a velocidade em linha reta. Para não patinar e perder o controlo quando se entra numa curva, o angulo da direção deve-se manter constante com um movimento fluido, sem guinadas bruscas. Mantenha uma velocidade lenta e constante.

Para recuperar a aderência no caso de se perder o controlo do eixo dianteiro, reduza a velocidade levantando o pé do acelerador. Se for necessário pise levemente o travão sem bloquear as rodas.

Fonte: Michelin

Foto | Lori C.