Sabe cuidar das escovas do seu carro?


Já estamos em outubro e em breve vão chegar as primeiras chuvas. Depois do calor do verão será que as escovas do seu carro ainda funcionam bem? Está na hora de olhar para elas e de verificar o seu estado. São preponderantes para a segurança no inverno.

Apesar do calor que ainda se faz sentir, já falta pouco para que as primeiras chuvas comecem a cair em força. Por isso,é tempo de começar a preparar o seu carro para o Inverno. Um dos pontos essenciais desta preparação terá de englobar, obrigatoriamente, as escovas limpa pára-brisas, um elemento que é de extrema utilidade no inverno. Para que estejam prontas a laborar de forma irrepreensível convém dedicar-lhes algum tempo e esta altura do ano será a mais indicada. Contrariamente ao que possa pensar, as escovas limpa pára-brisas estragam-se mais no verão. O calor abrasador danifica as borrachas, enrijecendo-as e fazendo com que estas arrastem apenas a sujidade quando as accionamos para limpar o vidro. Ora, assim o pára-brisas ficará ainda mais sujo. Há quem diga que a duração de uma escova é de cerca de um ano, ainda que acreditemos que este período possa aumentar se fizer a sua manutenção em condições. Mas é possível fazer a manutenção das escovas limpa pára-brisas? Sim, ou seja, bastará ter alguns cuidados para que a sua durabilidade aumente. Neste artigo deixamos-lhe ainda algumas dicas para que saiba reconhecer os primeiros sinais de desgaste das escovas do seu carro. Na altura de comprar um par ou um trio de escovas novas (a do vidro traseiro também envelhece), não se esqueça de ter em conta a compatibilidade com o seu automóvel, seja no tamanho, tipo de suporte ou até se quiser na combinação com a cor da carroçaria. Dentro de um lote de escovas que “sirvam” no seu carro existe uma gama de preços e modelos alargada. Não adquira as mais baratas. Compre umas de preço intermédio, pois já oferecem uma qualidade superior.

Sintomas de escovas gastas

Sabe quando é que as escovas do seu carro estão gastas? Deixamos-lhe algumas dicas para perceber quando isto acontece…
1 – O efeito de véu criado no vidro pode acontecer quando existem defeitos no braço ou quando a escova esteve imobilizada muito tempo.
2 – Se a escova desenha linhas no vidro tem a ver com a sujidade ou com a idade da escova.
3 – A borracha velha pode criar bandas no vidro quando acionada a escova.
4 – Uma vibração no trabalhar pode ter a ver com a escova deformada ou com o adptador errado.
5 – O famoso chiar pode ter a ver com a borracha estar deformada ou endurecida.
6 – Se ficarem zonas do vidro por limpar pode ter a ver com o braço deteriorado ou com a má colocação da escova.
7 – Se a escova falhar a velocidades elevadas, deixando zonas por limpar, o melhor é substituir a escova… ou mesmo o braço.

Limpe o pára-brisas

Esta é uma missão mais difícil, mas antes de utilizar as escovas, o pára-brisas deve estar limpo de elementos como insectos ou gordura. As escovas não os conseguem remover e podem inclusivamente danificá-las.

Limpe a borracha

Tal como é importante remover as substâncias endurecidas do vidro, também a borracha da escova deve ser limpa de detritos que ao longo do tempo ali se vão acumulando.

Na horinzontal

A borracha deve ter um perfil horizontal. Se se mantiver muito tempo apoiada no vidro pode ganhar “forma” e isso pode afectar o seu desempenho. Mesmo que não chova, utilize-as para que não ganhem vicío de posição.

Articulações

As articulações e elementos da escova e da haste devem estar em bom estado para que a pressão exercida no pára-brisas seja uniforme.

Liquído limpa-párabrisas

O líquido que utiliza no reservatório do limpa pára-brisas não deve conter agentes que ataquem e danifiquem a borracha. O sabão líquido é uma boa opção para que a limpeza seja ainda mais eficaz.

Evite adaptações

Não adapte escovas que não foram concebidas para o modelo do seu carro. O próprio sistema de fixação deve ser o indicado pela escova. Tenha atenção ao tamanho das escovas.

Cuidado com a geada

A formação de geada no vidro vai endurecer a escova. Se a queda de geada ou gelo for frequente durante a noite levante as escovas nesse período para evitar o contacto com o vidro.

Não acione com o vidro seco

Não accione as escovas com o vidro seco. Se no seu carro o jacto de água só for accinado depois do funcionamento das escovas… humedeça primeiro o vidro. Desta forma não danificará as borrachas.

Fotos: Hella Whipers