Se passar nas lombas muito depressa, o carro sofre

lombas-redutoras-de-velocidade

As lombas têm uma razão de ser: reduzir a velocidade dos carros que circulam. Por isso são colocadas na cidade, especialmente perto de zonas escolares, para que os condutores andem mais devagar e assim evitar acidentes. Mas se ignorar as lombas e não reduzir a velocidade de forma suficiente, quem sofre é o carro.

É certo que nos últimos anos as lombas espalharam-se como se espalharam as rotundas, primeiro fizeram-se rotundas em retas longas para evitar o excesso de velocidade mas quando isso não dá resultado então fazem-se lombas ou, algo ainda pior que está na moda, passadeiras elevadas, que são um grave problema para o carro, porque mesmo que passamos a 50 km/h (velocidade máxima permitida nesses locais, geralmente), é uma velocidade elevada, ora na minha opinião essas lombas apenas fazem com que se gaste muito os pneus, os travões e se possa provocar acidentes devido às travagens repentinas.

lombas

Mas uma vez que ninguém parece dissuadir os presidentes de câmara a acabarem com este flagelo das lombas, fica aqui os problemas que o excesso de velocidade nessas lombas podem provocar. 

De seguida recordamos o que pode acontecer se passar nas lombas muito depressa:

  1. Pneus. Embora as lombas sejam arredondadas, passar por elas muito depressa pode provocar o mesmo dano que subir um passeio, ou seja, cortes e deformações.
  2. Amortecedores. A vida útil da suspensão ronda os 60.000 quilómetros, mas se viver numa cidade com muitas lombas e não respeitar os limites de velocidade, a cifra pode reduzir-se para metade!
  3. Chassis. Uma lomba após a outra acabam por dar lugar ao aparecimento de fendas e problemas no motor. Desta forma, o seu carro envelhece mais depressa.
  4. Apoios do motor. Embora não parece os apoios do motor e eventualmente o próprio motor são muito afetados pelas lombas e buracos, porque o choque violente e vibração forte e repentina provocam desgaste acelerado podendo levar a partir os apoios e eventualmente estragar gravemente o motor.