Sinalização de ciclistas previne acidentes com bicicletas

Sinalização dinâmica de ciclistas, acidentes com bicicletas

Em Espanha, foi instalado um sistema pioneiro: sinais que avisam os condutores que se aproximam ciclistas… apesar dele não os estar a ver.

Em Espanha, foi estreado um inovador sistema que avisa os condutores da presença de ciclistas na estrada. Uma boa ideia que aqui destacamos e que poderia ser replicada em Portugal.

A Direção Geral de Tráfego (DGT) em Espanha instalou em quatro estradas autonómicas de La Rioja um sistema de sinalização circunstancial, capaz de detetar ciclistas isolados ou em grupo a circular na estrada. Esta sinalização ativa um sinal luminoso que alerta os condutores da presença deste tipo de veículos de duas rodas para que adote as correspondentes medidas de precaução.

Esta tecnologia pioneira foi instalada em vários pontos quilométricos de quatro estradas convencionais (um total de 16 nas estradas LR-111; LR-250, LR-254 e LR-255), nos quais a visibilidade da via é reduzida. Três destas estradas estão incluídas no catálogo das Rotas Ciclistas Protegidas.

Sinais montados em locais de visibilidade reduzida

Os locais onde este tipo de sinais foi montado são curvas fechadas ou lombas, tudo pontos de escassa visibilidade.

A ideia, manifestada pelos responsáveis espanhóis da DGT, é que este tipo de medida de prevenção de acidentes com ciclistas possa ser ampliado a mais estradas, inclusive a artérias que sejam habitualmente frequentadas por mais ciclistas.

O sistema tem por base um sinal de trânsito vertical que, através de um sensor, deteta a presença de um ciclista ou ciclistas. O sinal está provido de três luzes que se ligam e começam a piscar durante um certo período de tempo configurável, funcionando de alerta para a navegação.Sinalização dinâmica de ciclistas, acidentes com bicicletas

Segundo a DGT, esta instalação representou um investimento de 55 mil euros.

A ideia de montar este sistema de sinalização dinâmica de ciclistas tem por trás o facto do número de utilizadores de bicicletas, utentes vulneráveis, ser cada vez maior. O objetivo é reduzir o risco de acidentes com bicicletas em estradas situadas fora de localidades. Aqui, no Circula Seguro a ideia pareceu-nos boa. Porque não pensar nela para o nosso país?

Sinalização dinâmica de ciclistas, acidentes com bicicletas

Fotos: DGT, Cope.es