Sinalização temporária na execução de obras

Sinalização temporária

Quando se executam obras na via publica, demorando elas maior ou menor espaço de tempo, terão sempre de estar devidamente sinalizadas, para alertar os condutores que se aproximam da intervenção que se está a desenvolver.

A sinalização, ou parte dela, que é colocada no local, é uma sinalização temporária e deve ser simples e clara, diminuindo dessa forma o tempo que os condutores necessitam para a ler e compreender. Só dessa forma se conseguirá diminuir a taxa de sinistralidade nesses locais.

Sinais adequados e facilmente legíveis

O que se vê em muitos locais onde existem intervenções na via, é uma sinalização confusa, muito próxima ou amontoada, de difícil leitura e de elevada complexidade. Esta é uma situação que não favorece em nada a segurança que envolve os locais de obras e onde o risco é eminente.

Se por uma lado se exige a quem de direito que efectue uma correcta colocação da sinalização temporária nos locais de obras, também se exige que quem fiscaliza as obras que garanta que essa sinalização temporária esteja de acordo com a segurança rodoviária necessária.

Quando as obras acontecem, devem as proximidades estar equipadas com sinalização de pré-aviso, simples, de fácil leitura, devidamente espaçada e em boas condições de conservação, contrariando o aglomerado de sinais, degradados e com informação contraditória.