O Sol é perigoso para o seu carro

Todos sabemos que a constante exposição ao sol não faz bem. Pode provocar lesões irreversíveis e muito graves na pele humana. Mas os malefícios não são apenas para nós. O seu carro também não se dá bem com a exposição solar. Por isso, saiba protegê-lo. O Circula Seguro explica-lhe truques simples que vão evitar estragos precoces.

Não somos só nós, os humanos, que necessitamos de proteção do Sol. Os nossos carros também precisam de proteção contra o astro rei. A exposição solar constante sobre um automóvel pode causar-lhe danos irreparáveis que, para serem consertados, vão obrigar a uma fatura dispendiosa na oficina. Pequenos truques que lhe damos a conhecer neste artigo e que vão evitar que fique com a pintura baça, sem brilho ou mesmo desbotada, que os plásticos interiores percam cor e fiquem mais rijos e… estalem.
Ainda não há muitos anos era comum ver os carros tapados com uma capa na rua. Essa solução funcionava como garantia de elevada proteção. Mas os tempos são outros, há mais casas com garagem, os carros utilizam tintas e plásticos mais resistentes e diga-se em abono da verdade, era uma solução pouco prática. Ainda se podem utilizar, as ditas capas ainda se vendem, mas já saíram, definitivamente, de moda. Se possui garagem basta preocupar-se com o Sol quando estaciona sempre que sai para passear ou para fazer compras. Neste caso basta utilizar um tapa-sol para o tablier, tentar estacionar o carro à sombra ou utilizar um produto de limpeza dos plásticos interiores que contenha propriedade de protetor solar.
Se não tem garagem e o carro passa grande parte do dia ao sol, utilize os conselhos mencionados em cima, mas cumpra uma outra tarefa adicional. Encere o carro com frequência com uma cera de carnaúba que contém elementos que protegem a pintura do sol. Se o carro tiver teto de abrir ou tejadilho panorâmico deixe sempre a cortina pára-sol fechada. Mantenha os elementos do ar condicionado em bom estado de conservação. O melhor de todos os remédios é, claro, a sombra.

Dicas fundamentais

Cera na pintura

A aplicação de cera de três em três meses funciona como uma espécie de protetor solar. Utilize uma cera de carnaúba pois contém propriedades que funcionam como camada protetora. Faça uma aplicação normal do produto.

Um tapa-sol

Quando estacionar o carro na rua, seja por um período curto ou por mais de um dia, coloque sempre um tapa-sol no para-brisas dianteiro por mais inestético que seja. Desta forma vai garantir que o tablier, muito exposto ao sol, esteja constantemente protegido.

Um protetor de tablier

Utilize um produto de limpeza no tablier. Opte por um produto de qualidade com caraterísticas de protetor solar. Faça aplicações frequentes no tablier. Não só limpa o pó, como torna o plástico do tablier e restante habitáculo mais resistente aos raios solares.

Cuidado ao abrir as portas

No caso de ter deixado o seu carro muito tempo exposto ao sol, abra as portas com cuidado e devagar. A partir de determinadas temperaturas algumas borrachas das portas poderão “colar” à chapa, o que afeta a elasticidade das mesmas e pode até criar fissuras.

Abra o vidro

Depois de ter estado estacionado ao sol, quando arrancar conduza durante algum tempo com os vidros abertos. Além de facilitar o trabalho do ar condicionado, acelera o arrefecimento dos materiais interiores, nomeadamente borrachas e plásticos.

Estacione à sombra

Tente estacionar sempre à sombra, nem que para isso tenha de procurar um lugar mais longe. O único aspeto que pode ser pior do que estacionar ao Sol, é o lugar ser à sombra de uma árvore sangradora de seiva e com sementes e frutos melosos…

Ar condicionado em bom estado

O ar condicionado em boas condições é uma preciosa ajuda no pico do verão. Arrefece-o a si e ajuda a baixar a temperatura no interior, diminuindo a instabilidade térmica de alguns componentes, como as colas que seguram os diversos painéis do habitáculo.

Cortina do teto fechada

Se o seu carro estiver equipado com um teto de abrir ou panorâmico não se esqueça de fechar a cortina sempre que o estacionar. Desta forma atenua os malefícios dos raios solares no habitáculo, já que o vidro funciona como catalisador de energia.

Películas nos vidros

Os rios de sol aumentam a temperatura dentro do carro podendo danificar alguns materiais no interior, como a pele dos bancos ou os plásticos do tablier e portas. Ao aplicar películas UV nos vidros vai amenizar um pouco a entrada de calor e luz no habitáculo. Não se esqueça que as películas respeitam um regulamento e têm de estar devidamente homologadas. Faça a sua aplicação em casas da especialidade.

Fonte: Circula Seguro.com e IPMA