Troço da EN309 em Braga melhorado: como era e como ficou

EN309Um caso prático de como a requalificação de uma via eleva os padrões de segurança e mobilidade. O exemplo da EN309.

A melhoria das condições das infraestruturas contribui decisivamente para o aumento da segurança rodoviária.

Apontada como um exemplo de como condições deterioradas da via ou da sinalização estavam a representar um perigo para quem circula e atravessa a estrada, a EN309, em Braga, foi agora alvo de uma requalificação que lhe deu mais segurança.

10 km beneficiados

A intervenção coube à Infraestruturas de Portugal, empresa que concluiu os trabalhos de beneficiação da EN309, ao longo de um troço com cerca de 10 quilómetros entre o limite de concelho de Vila Nova de Famalicão (ao km 25,8) e Braga (ao km 35,9).

Aqui foram investidos perto de 700 mil euros numa intervenção que teve como principais objetivos a melhoria das condições de segurança e circulação rodoviária e envolveu a reabilitação integral do pavimento, assegurando melhores níveis de aderência e regularidade. Foram igualmente executados trabalhos de terraplanagem, demolição de muros, limpeza, regularização e reperfilamento das valetas existentes e a execução de máscaras drenantes.

As imagens de como algumas destas zonas eram e como ficarem mostram bem a importância de intervenções deste género:

EN309

EN309

Esta empreitada assegura, desta forma, o reforço das condições de mobilidade de todos os utilizadores da EN309 e principalmente as populações diretamente servidas por esta via, nomeadamente as localidades de Escudeiros, Santo Estevão de Penso, São Vicente de Penso, Figueiredo, Lomar, Esporões e parte da zona sul da cidade de Braga.