Verificar o liquido da refrigeração ajuda a manter a bomba de água em condições

Bomba de água

A importante queda nas temperaturas que está a ocorrer um pouco por todo o país, também afeta a saúde do nosso veiculo. Um dos componentes que requer especial importância com a chegada do frio é o liquído refrigerante ou anti-congelante. Tê-lo sempre dentro dos niveis ajuda ao bom funcionamento do sistema de refrigeração, incluindo a bomba de água.

O líquido refrigerante do veículo tem uma função fundamental, uma vez que está encarregue de absorver, com a sua movimentação, parte do calor gerado nos motores de combustão interna. Este líquido percorre o circuito interno do motor, evitando o sobraquecimento dos seus componentes principais, uma vez que um excesso de temperatura poderia fundir os pistões, a junta da cabeça ou inclusivamente, provocar uma explosão interna.

O liquido de refrigeração ou anti-congelante é composto principalmente por água e por uma série de aditivos que lhe conferem propriedades anti-congelantes (evitando que no inverno congele e estrague o circuito quando as temperaturas atingem os 0º), para além das propriedades antioxidantes e de anticorrosão.
Neste sentido, “deixar que o nível do liquido refrigerante “caia” abaixo do recomendado, ou não substituí-lo a cada dois anos ou 40 mil km, o que ocorrer primeiros, ou anda utilizar um liquido de má qualidade, pode afetar diretamente a vida de outro componente fundamental do sistema de refrigeração dos veículos: a bomba de água.

A bomba de água trabalha para assegurar uma circulação constante do liquido de refrigeração e tornar possível que o sistema possa manter o equilíbrio térmico do motor.
Assim, este processo garante as condições adequadas de funcionamento do motor para completar de forma perfeita a combustão, elevar o rendimento do veículo, facilitar a eliminação da poluição e potenciar a lubrificação do próprio motor.
Por este motivo, é recomendado observar o nível de anti-congelante pelo menos uma vez por ano e em especial nesta época. A observação do nível do liquido é muito simples. Basta colocar o veículo numa superfície plana, abrir o capot, localizar o depósito do liquido da refrigeração e verificar se o nível se posiciona entre o minímo e o máximo. Como segurança, esta operação deve ser feita sempre com o motor frio.
Se o nível do liquido descer de forma muito rápida, pode significar que existe uma fuga no circuito. Se for caso disso, o melhor será deslocar-se de imediato a uma oficina para que comprovem se a fuga de facto existe e se a perda de liquido é generosa, o que pode provocar uma avaria ainda maior.
O líquido refrigerante vai perdendo as suas propriedades com o passar do tempo e aconselha apenas a utilizar o liquido refrigerante recomendado pelo fabricante do veículo e, em caso de dúvida, pedir conselhos aos profissionais de confiança e, sempre que possível, repor o liquido adequado ao veículo em questão.

Fonte: Dolz