Vias bem asfaltadas garantem longevidade das viaturas

As vias bem asfaltadas garantem a longevidade dos veículos

2015 é ano de eleições e em Portugal já se começam a ver algumas movimentações de agrado aos eleitores. Movimentações essas que vão no sentido de degolar algumas queixas que se vão escutando, principalmente por parte dos condutores.

Ter vias bem asfaltadas é um desejo de qualquer condutor que se preze, pois desta forma consegue garantir que o seu veículo não entra em estado de deterioração acelerado. Isso faz com que a longevidade do mesmo aumente, consideravelmente.

O bom estado dos veículos aumenta a segurança

Ter um veículo em bom estado de conservação garante, à partida, uma maior fiabilidade no material e um aumento da segurança que o mesmo proporciona. Isso consegue-se, não apenas com uma correcta utilização da máquina, mas também com uma manutenção adequada e atempada.

No entanto, para que essa fiabilidade seja uma realidade, há a necessidade das instituições responsáveis pela manutenção das vias façam o serviço delas; manter as vias circuláveis e capazes de garantir o bom estado dos veículos.

Para isso, devem as autarquias, dentro das localidades, promover que as vias de utilização se encontrem devidamente asfaltadas, sem buracos ou tampas de esgotos excessivamente abaixo ou acima do nível do pavimento. Se isso acontecer, os veículos circulam com maior segurança e não danificam os elementos de direcção e suspensão , como acontece em tantas localidades.

Como de tempos em tempos os proprietários terão de apresentar os seus veículos a uma inspecção periódica obrigatória, esses elementos vão ser avaliados e poderão dar causa de reprovação da viatura, vinheta vermelha, já para não falar dos custos de reparação das viaturas. Deste modo, deveriam todas as entidades asfaltar as vias de circulação, reparar os passeios e criar zonas de circulação, diminuindo desta forma a sinistralidade e aumentando a segurança de todos.

Foto¦ A Tarde