10 acessórios que deve ter no carro para manter o frio à distância

Ricardo Carvalho

14 January, 2021

Todos os invernos, diferentes pontos na Europa são manchados de branco pela neve. Temperaturas baixas, muitas vezes abaixo dos 0 graus, a neve e os ventos árticos são comuns em todo o continente. No entanto, este início de 2021 veio com a tempestade Filomena e as geadas de neve e tempestades chegaram a espalhar-se por lugares incomuns. Com temperaturas baixas recorde em toda a Europa, aqui ficam alguns acessórios para o carro para que nem o frio, nem a neve, nem as tempestades o parem.

1. Uma boa aderência é essencial. Gelo e neve podem ser um problema quando o carro não está bem preparado. Portanto, quando a previsão aponta para mau tempo, é vital transportar pneus de inverno ou boas correntes no veículo. Este sistema antiderrapante para as rodas impede que a viatura deslize e melhora a aderência. Embora quando se pensa em correntes de neve muitos de nós imaginam os clássicos metálicos, há também os têxteis, que são mais leves, laváveis e mais fáceis de prender e remover.

2. Não deixe o gelo travar-lhe a marcha. Com geadas por vir, se não tiverem sido tomadas precauções, é útil trazer um raspador de gelo a bordo para remover as placas do para-brisas para recuperar a visibilidade. Este pequeno utensílio é fácil de transportar e alguns modelos incorporam mesmo um espaço para o fixar à tampa do depósito de combustível. É importante desapertar cuidadosamente as borrachas do limpa para-brisas e é aconselhável ativar o aquecimento do carro antes de o utilizar para suavizar o gelo exterior.

3. Demasiada neve? Já não é um problema. Se a neve nos apanha com o carro estacionado ou chegamos a um ponto com muita acumulação de neve e torna-se difícil movê-lo, uma boa solução é sempre levar uma pá dobrável na bagageira. É composto por três partes (pá, barra central e pega triangular) e pode ser facilmente montada e desmontada para utilização. Tem uma ponta pontiaguda e uma serra na lateral e vem com uma cobertura para armazenamento seguro.

4. O arranque nunca foi tão fácil. Face a uma grande descida das temperaturas, o arranque do carro pode ser complicado. É por isso que o arranque multifunções é o acessório perfeito para que não fique preso no meio do nada. Com uma potência de 20.000 mAh, pode iniciar motores a gasóleo e gasolina até 6.000 cc. e inclui a mais recente tecnologia em pinças de arranque inteligentes para evitar curto-circuitos. Além disso, também pode ser usado para carregar diferentes dispositivos dentro do carro.

5. Um café quente para recarregar energia. O frio é irritante, e ainda mais se estiver preso num engarrafamento devido à neve pesada. No entanto, a espera pode tornar-se uma desculpa para preparar um café quente ideal para um dia frio. Com uma cafeteira portátil basta ligá-la a qualquer tomada de 12V dentro do carro e desfrutar de um delicioso expresso. Tudo o que tem de fazer é fornecer as cápsulas.

6. Sempre à vista. Em caso de acidente ou avaria, quanto mais visibilidade melhor. A luz de emergência Help Flash, aprovada de acordo com as normas atuais e obrigatórias de segurança rodoviária a partir de março deste mesmo ano, acende-se automaticamente quando fixada a qualquer superfície metálica (como o telhado do automóvel). Tem a funcionalidade de um farol, com lanterna 360 º, e sinal de emergência para alertar outros condutores de uma emergência. A partir de 2024, o Help Flash substituirá os triângulos de sinalização.

7. Fogo de artifício para pedir ajuda? Se estiver encalhado no meio de uma tempestade de neve de baixa visibilidade sem ninguém à sua volta, este foguete de emergência pode ser usado para pedir ajuda. É um item plástico bem selado e inodoro contendo uma solução de oxalato num frasco de vidro imerso num ativador.

8. A luz no escuro. À noite, a neve pesada pode dificultar ainda mais a visibilidade dentro e fora do carro. Por isso, a lanterna extensível pode ser utilizada tanto para procurar objetos perdidos no interior do veículo (mesmo nos locais mais remotos graças à sua função telescópica) como para iluminar o ambiente se tiver de ajustar as correntes ou fixar uma punção.

9. Para aproveitar as circunstâncias. Às vezes só resta resignar-se ao mau tempo, mas isso não significa acabar com a diversão: pode aproveitar a neve e ir esquiar (desde que as restrições de mobilidade por causa da COVID-19 o permitam). Este suporte no tejadilho para esquis e snowboard pode transportar até 6 pares de esquis ou até 4 snowboards, fixados entre borracha macia para evitar danos. Fácil de abrir e compatível com a maioria das barras de tejadilho, não requer ferramentas adicionais para colocação.

10. Tudo bem apertado. Para manter tantos acessórios fixos na bagageira, um elástico é o complemento ideal. Este complemento simples irá ajudar a transportar a pá, a lanterna, o kit de arranque e tudo o que é necessário na bagageira em segurança, para evitar que ajam como armas de arremesso em caso de acidente.

Fonte: SEAT

--

Uma iniciativa da: