10 curiosidades assustadoras sobre conduzir e usar no telemóvel

André Serrano

10 de Março de 2016
A utilização do telemóvel ao volante está classificada no Código da Estrada como contraordenação grave, com multa punível entre 120 e 600 euros e perda da carta entre seis meses e um ano. Contudo, vemos diariamente condutores a mexer nos seus telemóveis, seja a falar, a escrever mensagens ou até a navegar na internet, o uso do telemóvel é muito comum mesmo apesar das multas pesadas e dos riscos claros que essa pratica acarreta. Conheça 10 factos numéricos recolhidos pela Brisa e que alertam para o risco da condução ao telemóvel.

  1. Escrever mensagens enquanto conduz aumenta em 400% a quantidade de tempo em que retiramos a atenção da estrada. Por outro lado, o risco de causar um acidente é 800% maior.
  2. Estar ao telemóvel aumenta o tempo de reação em 35%, em caso de necessidade urgente. O tempo de reação de um jovem que esteja a conduzir e a utilizar o telemóvel é o mesmo que o de uma pessoa de 70 anos que esteja a conduzir sem estar ao telemóvel.
  3. Escrever mensagens enquanto se está ao volante aumenta até 23 vezes o risco de acidente, calculando-se que o condutor tira em média 5 segundos os olhos da estrada por cada mensagem.
  4. Existe cada vez mais a evidência de que a distração com origem nos dispositivos móveis pode prejudicar a condução, dificultando em 10% a permanência na faixa de rodagem correta, o que resulta no aumento da probabilidade de acidente.
  5. O uso do telemóvel durante a condução é muito comum entre os jovens (18-24 anos), um grupo no qual o risco de acidente é 40% superior ao da restante população. Nesse grupo, 9 em cada 10 jovens admitem responder a uma mensagem ou email em menos de 5 minutos, hábito que os pressiona a responder enquanto conduzem. 1 em cada 4 jovens admite responder pelo menos a uma mensagem de cada vez que está ao volante.
  6. Cerca de 75% dos condutores ao telefone têm tendência para não parar nas passagens de peões ou passadeiras. Estes dados são bastante preocupantes, uma vez que metade das mortes em acidentes rodoviários devem-se a atropelamentos.
  7. Usar telemóvel a conduzir faz com que a atividade cerebral destinada à condução seja reduzida em 37%.
  8. 86% das pessoas utilizam o smartphone quando estão sozinhas no carro.
  9. 59,4% dos portugueses admitem falar ao telemóvel enquanto conduzem, o que faz de Portugal um dos piores exemplos no que diz respeito a falar ao telemóvel durante ao volante.
  10. E claro mexer no telemóvel é ilegal e punível por lei com multa que vai deste os 120€ até aos 600€