Com este clima inconstante, que tanto chove como está sol, o piso do pneu são provavelmente uma das partes mais importantes do veículo, são os pneus que fazem o contacto com a estrada e se este não estiverem em condições todo o veículo está em perigo, independentemente da tecnologia que o veículo tenha, se o pneu não estiver em condições, nada feito.
O pneu não só deve proporcionar tracção, aderência e ser um elemento de suspensão, como também tem de causar boa impressão.
Todos os pisos lhe parecem iguais?
É difícil, por não dizer impossível, saber se um piso (escultura) de um pneu é melhor do que outro nada mais vê-lo. Para dizer isto de uma forma simples, o único ponto de contacto com a estrada são os 4 pneus do seu veículo, cuja superfície de contacto com o solo é do tamanho de uma mão. São extremamente importantes para conseguir um alto nível de aderência, capacidade de travagem, performances e segurança, especialmente quando as condições meteorológicas não são muito boas.
Estrutura, materiais e escultura
São os que determinam as performances dos pneus.
ADERÊNCIA EM MOLHADO
Para começar a compreender a função da escultura do pneu em molhado podemos compará-lo com uma bomba de água. Quantos mais canais tiver a escultura do pneu, mais água pode bombear entre a zona de contacto e a superfície da estrada. Assombrosamente, recolhe a água e desloca-a da zona de contacto em apenas umas milésimas de segundo. Por exemplo, um pneu de dimensões 195/65 R 15 pode deslocar quase 15 litros de água por segundo.
Piso recortado
- Quanto mais recortado for o piso, maior será a capacidade do piso para “armazenar e bombear” água.
Forma e disposição do piso
- Como um sistema de drenagem, a forma dos desenhos da escultura (simétrica, direccional, assimétrica) determina a rapidez com a que expulsam a água da zona de contacto.
Lamelas
- São pequenas ranhuras na superfície de borracha do pneu que melhoram a tracção em superfícies molhadas ou geladas. Funcionam como limpa pára-brisas e ajudam a que as arestas e os sulcos do pneu expulsem a água.
CONDUÇÃO EM SECO
A rigidez da escultura é uma característica que contribui para o controlo e para as mudanças na condução.
A rigidez da escultura obtém-se graças a:
Perfil do pneu
- Um perfil plano com ombros quadrados proporciona um bom suporte nas viragens.
Número de lamelas
- Quanto menos recortado for o piso mais borracha haverá em contacto directo com o solo e maior será a aderência.
Tacos de borracha
- Os tacos de borracha limitam a mobilidade da escultura.
Lamelas autoblocantes
- Os blocos de borracha atravessados por múltiplas lamelas reduzem a rigidez da escultura. Para ultrapassar este efeito introduzimos lamelas tridimensionais complexas que se agrupam quando suportam uma carga.
Os pneus vão-se gastando com o uso, limitando a sua eficácia na tracção. Comprove a profundidade da escultura regularmente: pelo menos uma vez por mês. Os pneus devem ser mudados quando a altura da escultura esteja em 1,6 mm. ou menos. Talvez não esteja a conduzir com suficiente segurança e a infringir a Lei. Um pneu gasto pode ser perigoso, por isso deve substituí-lo a tempo.