A que velocidade deve conduzir uma bicicleta elétrica?

Redacción Circula Seguro

21 de Junho de 2023

Sempre ao andar de bicicleta, também no caso duma bicicleta elétrica, muita atenção à velocidade que deve conduzir. Sabe que existe um limite máximo? Podemos cair no erro de pensar que no caso de uma bicicleta elétrica, a velocidade pode ser maior, mas, na verdade isto não é assim. Oferecemos todos os detalhes para ter em conta.

Em primeiro lugar, devemos saber que as bicicletas elétricas devem cumprir as leis da estrada da mesma forma que os outros veículos. Por isso, a velocidade máxima também deve ser respeitada. Uma bicicleta elétrica é equiparável a uma bicicleta convencional com um motor elétrico incorporado para ativar ao pedalear. Isto é, na verdade é um reforço ao pedalear para que o utilizador faça menos esforço. Esta ajuda deve parar ao atinger os 25 quilómetros por hora e a sua potência máxima não deve superar 250 W. Entretanto, o regulamento indica que as bicicletas podem superar esta velocidade máxima nos trechos onde possa ser possível desenvolver uma velocidade superior. Evidentemente, já não é o motor elétrico que empurra, mas a própria força do ciclista.

Em geral, os ciclistas não podem utilizar as autoestradas. No caso das pistas duplas, os condutores com mais de 14 anos de idade podem ir pelas bergas, exceto se existe um sinal de proibição por motivos de segurança. Nestes casos, a velocidade mínima que os veículos devem respeitar é de 60 km/h. No entanto, é difícil atingir esta velocidade de bicicleta. Por isso, a Lei de Trânsito e Segurança da Estrada no seu artigo 21 detalha que “é possível conduzir de acordo com os limites mínimos de velocidade nos casos dos ciclos, veículos de tração animal, transportes e veículos especiais, ou quando as circunstâncias impeçam a manutenção de uma velocidade superior à mínima sem riscos na estrada, bem como nos casos de proteção ou acompanhamento a outros veículos, nos termos que regulamentarmente sejam determinados”.

O que acontece com as áreas urbanas? Aqui é preciso considerar cada caso. Os ciclistas também devem respeitar:

  • Os 20 km/h de velocidade máxima estabelecidos em plataforma única de estrada e passeio.
  • Os 30/h em estrada de uma única pista em cada sentido.
  • Os 50 km/h em estradas de duas ou mais pistas em cada sentido.

É claro que é preciso incidir na preferência das ciclovias. Sem dúvida, são as mais seguras para as bicicletas, também elétricas.

Da mesma forma que em outro veículo, a velocidade deve ser adaptada às circunstâncias da estrada e da meteorologia. Não é a mesma coisa conduzir com chuva que com sol. Igualmente, há que ter em conta a presença de utilizadores vulneráveis como peões.

Desfrute da bicicleta, mas lembre-se que a velocidade é um fator essencial em duas rodas. Conduza a uma velocidade segura que permita reagir no caso de imprevistos e que garanta a sua segurança e a dos outros utolizadores, especialmente os mais vulneráveis.