É difícil, mas não impossível. Em pleno século XXI, na era dos veículos interligados, a Internet das Coisas e sensores aplicados à indústria do automóvel para melhorar o conforto e a segurança, ainda podemos cometer erros quando abastecemos numa estação de serviço. A pressa, desconhecimento ou distração são um factor humano que pode gerar estas situações, especialmente no caso de carro novo, emprestado ou alugado com combustível diferente do seu habitual.
Mas, será que as mangueiras das bombas não têm tamanhos diferentes para que isto não aconteça? Há alguns anos foi estabelecido que tanto a espessura do tubo de abastecimento de combustível do carro como a da mangueira de distribuição nas estações de serviço deveriam ser de diferente diâmetro em função do tipo de combustível. Atualmente, os tubos são mais estreitos para a gasolina e mais largos para o gasóleo. Por isso, é quase impossível colocar gasóleo num carro de gasolina. No entanto, tanto o tubo como a mangueira permitem que um carro a gasóleo seja reabastecido com gasolina.
Em qualquer caso, o primeiro que deve saber é que esta confusão pode levar a importantes avarias mecânicas, especialmente, danos no sistema de combustível, filtros e bombas. As reparações que devem ser feitas nestes casos são normalmente superiores a 100 euros. No entanto, tranquilidade! Tudo tem solução. Para evitar agravar a situação, contamos o que deve fazer se utilizar o combustível errado.
Caso 1: Ainda na estação de serviço.
Acaba de abastecer e percebe o seu erro na estação de serviço. AO importante é agir com rapidez. Antes de nada, parar de abastecer com o combustível errado, fechar o depósito e não ligar o carro em circunstância alguma. Falar com o pessoal da estação de serviço e explique o que aconteceu. Normalmente, marcam e fecham a bomba onde o seu carro está parado, até resolver o problema ou remover o veículo.
Deverá então chamar o seu serviço de assistência na estrada. Normalmente, oferecem duas alternativas:
- Rebocar o seu carro para uma garagem onde extrair o combustível e limpar o depósito.
- Realizar estas tarefas na própria estação de serviço.
Caso 2: Perceber o erro quando já está a conduzir.
Neste caso, é normal que pouco tempo depois, note que o seu veículo não funciona bem. Provavelmente, começa a falhar, é impossível acelerar ou mesmo deixe de funcionar. Nesse caso, não arranque novamente ou force a arrancar. Desligar o motor e chamar o seu seguro para pedir assistência. É importante saber que a limpeza do seu carro será mais cara do que se não o tivesse colocado em funcionamento: em primeiro lugar, drenagem do gasóleo ou gasolina e limpeza do tanque, mas os mecânicos também devem verificar o sistema por possíveis avarias. Nos casos mais graves pode ser necessária reparação ou troca de peças, como injetores ou filtros.
Finalmente, lembre-se que as companhias de seguros não são responsáveis por avarias causadas pela utilização do combustível errado. Terá que pagar a conta da reparação. No entanto, se o erro foi cometido pelo pessoal da estação de serviço, o estabelecimento deve pagar o custo da reparação.