O compromisso da Michelin com a inovação e a segurança envolve o projeto de soluções focadas na sustentabilidade e que também proporcionam a segurança extra que os elementos com os quais nossos veículos entram em contacto com o asfalto ou a terra. Uma das muitas respostas na que a empresa tem trabalhado nos últimos anos chama-se Tweel: uma roda, em princípio projetada para triciclos de carga elétrica, à prova de furos, que em seu nome combina “tire” (pneu) e wheel (roda).
Características surpreendentes
Trata-se de um pneu com características surpreendentes: sem ar, oco e não tem lados. Neste caso, a jante e o pneu são integrados em uma única peça. A diferença é que o papel do ar -manter a rigidez da roda e amortecer algumas irregularidades da estrada – é assumido por uma série de pequenos raios de poliestireno, que dão ao conjunto grande flexibilidade e proporcionam excelente condução e aderência.
Como o pneu sem ar Michelin é composto de uma única unidade, isto é, substitui o aro tradicional e a jante com o pneu, não há necessidade de montar e uma vez que o pneu está colocado na bicicleta, não há necessidade de manter ou ajustar a pressão.
Principais vantagens
As principais vantagens destes pneus são: acabar com as paragens, o que no caso das bicicletas elétricas significa atrasos nas entregas aos clientes; também oferece mais estabilidade e segurança nas curvas; permite transportar cargas maiores sem que o pneu se deforme, para além de oferecer maior segurança e estabilidade nas curvas.
Este tipo de roda também oferece uma menor resistência, o que as torna mais rápidas. Quanto à manutenção, as vantagens são claras: simplesmente, não existe, não há que controlar a pressão, porque realmente não existe. O conforto também chega ao final da vida útil da roda; é mais fácil substituir a roda porque ao não tem jante “não há lutar contra ela”, e, por outro lado, permite uma fácil reciclagem e reutilização completa do produto.
Inovação desde o início
A inovação sempre foi uma constante na história da Michelin e o seu início também esteve relacionado com os pneus de bicicleta. Há mais de 130 anos, os irmãos André e Édouard Michelin, que em 1889 haviam herdado a pequena oficina de seu pai em Clermont-Ferrand, França, projetaram um pneu de bicicleta que terminaria com as enormes dificuldades no conserto e substituição da jante. Após esta primeira revolução, um pneu desmontável e reparável apresentado em 1891, vieram muitas outras até os nossos dias.