Airbag central: Como funciona?

Ines Carmo

14 May, 2020

airbag

A tecnologia foi introduzida de série no mercado pela Honda no novo Jazz, que conta com um pack de segurança abrangente e inovadora. O airbag central faz parte de um conjunto de modificações que revolucionam a segurança a bordo. Em caso de impacto lateral, reduzem a probabilidade de lesões na cabeça e no peito dos ocupantes do veículo.

O novo Honda Jazz é primeiro modelo do segmento a introduzir de série o airbag central, que vem reforçar a reputação da marca no espectro da segurança e fiabilidade.

Como funciona o airbag central?

airbag

O sistema é instalado na parte de trás do banco do condutor e expande-se até ao espaço entre o condutor e o passageiro. A ideia é que evite o contacto direto entre os ocupantes, o que irá minimizar o impacto no caso de uma colisão lateral.

De forma a garantir que o airbag está colocado com precisão, o sistema conta com três amarras que o guiam em redor do condutor de forma a protegê-lo durante uma curva.

Trabalho de grupo

O novo airbag é um dos 10 presentes no novo modelo da marca japonesa e funciona em conjunto com duas outras funcionalidades:

  • Pré-tensores do cinto de segurança: Tanto no caso do condutor como do passageiro, os pré-tensores do cinto de segurança fazem com que o movimento lateral seja mais reduzido.
  • Apoio de Braço central: Agora mais alto, é também um impedimento à deslocação de condutor e pendura.

De acordo com os testes internos realizados pela Honda, este sistema integrado de segurança pode reduzir em 85% as lesões na cabeça para o passageiro mais próximo e em 98% para o passageiro mais distante.

Airbag lateral traseiro

Outras melhorias do novo modelo incluem ainda o sistema de airbag lateral traseiro. Esta estrutura dupla única de airbag, instalada no assento traseiro, tem como objetivo proteger os passageiros traseiros de impactos contra a porta e o pilar C em caso de colisão lateral.

Deste modo, airbag foi desenvolvido de forma compacta, no intuito de não prejudicar a função exclusiva dos chamados «bancos mágicos» do Honda Jazz.

Segurança é prioridade

Os avanços na segurança dos passageiros surgem na sequência dos novos requisitos do Euro NCAP, devido aos graves efeitos de colisões laterai. A organização europeia de proteção do consumidor para segurança de veículos está atenta e investigação das marcas continua e promete trazer ainda mais novidades, a breve trecho.

Sobre o assunto, Takeki Tanaka, Large Project Leader da Honda, afirma que “a segurança dos passageiros detém uma extrema importância para os nossos designers quando desenvolvemos um novo modelo. Redesenhamos por completo a última geração do Jazz desde o início, o que significa que pudemos incorporar novas tecnologias estruturais avançadas e as funcionalidades de segurança passiva mais recentes para fornecer uma proteção excecional contra todo o tipo de acidentes. Com a adição de um conjunto atualizado de funcionalidades de segurança avançadas e assistência ao condutor já de série, estamos confiantes que o Novo Honda Jazz continua a ser um dos carros mais seguros do seu segmento.”.

Além do novo airbag dianteiro central, há também um sistema de airbag SRS situado em frente do joelho do condutor. Este sistema reduz o impacto nos membros inferiores e contribui para a melhoria da proteção dos passageiros na cabeça e no peito ao direcionar o movimento do corpo para a frente.

Segurança passiva na estrutura do veículo

O mais recente Honda Jazz incorpora também a tecnologia estrutural da Honda Advanced Compatibility EngineeringTM (ACETM). Trata-se de uma rede de elementos estruturais conectados que distribui a energia do impacto de forma igual pela parte dianteira do veículo. Além disso, reduz as forças transferidas para o compartimento dos passageiros. Esta rede não protege apenas o veículo e os passageiros. Ao dispersar a energia proveniente da colisão por toda a estrutura, mas também reduz a energia da colisão contra o outro veículo. O desempenho de segurança ajuda a proteger os passageiros de colisões com pequenos e grandes veículos.

Fotos: Honda

 

--

Uma iniciativa da: