Anda a cumprir a distância de segurança?

André Gomes

25 de Janeiro de 2018

Há acidentes que acontecem porque os condutores não guardam a distância de segurança que lhes permite imobilizar a viatura, a tempo. É o seu caso?

A distância de travagem é a distância que um veículo demora a percorrer, desde o momento em que o seu condutor aciona o pedal do travão até ao instante em que a viatura efetivamente se imobiliza.

A distância de travagem varia em função de diferentes fatores: velocidade a que se rola, atrito da estrada,  inclinação da via, massa (ou peso) do carro, eficiência do sistema de travagem e estado dos pneumáticos.

Quando a distância de travagem se revela insuficiente para que o acidente seja evitado é porque houve uma falha: uma falha na distância de segurança.

Será que anda a cumprir a distância de segurança?

A distância de segurança é a distância que o separa do veículo que segue à sua frente e que lhe permite reagir e imobilizar o automóvel em segurança de forma a evitar uma colisão.

É, por isso, uma margem de segurança que deve prever uma tolerância extra, já que não nos podemos esquecer que o tempo de reação do condutor também é um fator que interfere nesta equação.

Eis alguns cálculos que o podem ajudar a estimar essa distância de segurança:

Explica a Controlauto que se o tempo médio de reação for de 1 segundo, a distância de segurança deve ser superior. Ou seja, se por exemplo circular a 50 km/h, então deve guardar uma distância mínima de aproximadamente 15 metros.

Acima dos 60 km/h, um segundo poderá não permitir a imobilização do veículo sem evitar a colisão.distância de segurança no trânsito deverá assim subir para 2, 3 ou mais segundos. Se circular em perfeitas condições numa estrada fora de localidades a 90 km/h necessita de 3 segundos.

Como calcular uma distância de segurança de 3 segundos?

Há um truque: escolha um ponto de referência na estrada onde irá passar o veículo à sua frente; quando esse veículo passar por esse ponto conte mentalmente 3 segundos; apenas depois dessa contagem o seu veículo deverá passar no ponto de referência. Se não cumpriu este tempo, levante o pé do acelerador para se afastar do veículo da frente. Assim, ajustará a sua velocidade para conseguir uma distância certa e segura.

distância de segurança

Algumas autoestradas têm pinturas no chão que ajudam a calcular esta distância de segurança.

distância de segurança deverá ser tanto maior quanto maior a velocidade de rolamento. Deve ainda ser tanto maior quanto mais molhado estiver o piso. Deve também ser tanto maior quanto em pior estado estiverem os pneus. Esta é a lógica.

distância de segurança

E a lógica é para cumprir em todas as circunstâncias, inclusive em trânsito citadino.

Fotos: slideshare, youtube.com