Apenas mudaremos dois pneus. Colocaremos os novos nas rodas dianteiras ou traseiras?

António Ferreira

19 de Junho de 2013

Os pneus são uma parte essencial da segurança activa do veículo, pois eles constituem o único ponto de contato entre o veículo e a estrada. Por esta razão, a nossa segurança depende diretamente do seu bom estado de conservação.

No entanto, por muito bem que tratemos os nossos pneus, tratando-os com cuidado, controlando a pressão e evitando golpes, cortes e outros ataques, chega um momento em que, seja por atrito ou pelo envelhecimento, devemos mudar os nossos pneus. Mas existem ocasiões em que a nossa carteira não permite trocar os quatro pneus de uma só vez ou podemos também ter dois pneus que ainda podem ser úteis.

E depois surge a eterna questão: colocar os pneus novos na dianteira ou na traseira do veículo?


Desde o inicio descartamos a opção de colocar dois pneus novos montados em um dos lados do automóvel, pois esta é uma ideia absurda. Também assumimos que os pneus de cada eixo tem o mesmo tipo de desenho. Suponho que todos sabemos que se deve manter a simetria longitudinal, se desejarmos circular em uma trajectória correta. Caso contrário, iria encontrar o carro transformado em um tanque, que ao rodar bloqueia a rotação de um dos trilhos, mantendo a velocidade da outra. Ou pior, poderia encontrar um veículo que adere ao solo quando e como ele quiser.

tanque

Os pneus novos, nas rodas dianteiras

Então, quais as vantagens de colocar os novos pneus na dianteira?

Basicamente, aqueles que advogam a colocação de novos pneus no eixo dianteiro referem um maior desgaste desses pneus, devido ao facto de que os pneus traseiros se desgastam em menor grau. Também não devemos descartar o fato de que a maioria dos automóveis são de tracção dianteira, pelo que é preferível que as rodas motrizes tenham o melhor desenho para evitar a perda de tracção. Além disso, uma vez que as rodas dianteiras estão encarregue de conduzir o veículo, considere que, se você perder aderência, isso pode levar a dificuldade para controlar o veículo.

Não é uma má questão, mas …

Tenha em mente que, se colocarmos os pneus novos nas rodas dianteiras e manter os antigos na traseira existirá uma mudança de comportamento do automóvel, pois existirá uma alternância de equilíbrio entre os dois eixos. O condutor, com um automóvel com menos aderência na parte dianteira, sentirá uma mudança com reacções inesperadas do seu veículo.

Além disso, é preciso lembrar que quando o carro trava o seu peso balança sob a parte dianteira do carro, afundando-se, o que faz com que os pneus traseiros com pouca aderêncialevantem do asfalto. Como tal, em estradas escorregadias ou sinuosas a parte traseira tende a derrapar, principalmente se você trava de forma agressiva.

Finalmente, ao contrário do que acontece com o eixo dianteiro em que um condutor pode actuar directamente, o eixo traseiro é apenas controlável a partir do posto de condução. Então, se os pneus gastos são usados no eixo traseiro, o condutor não terá possibilidade de corrigir seus defeitos de trajectória. Sabemos também que aquando de uma travagem súbita, as rodas traseiras podem se levantar do solo. Mas o veículo for de propulsão e se cometer o erro de acelerar, irá se propiciar a derrapagem ou ou até mesmo a capotagem, enquanto o condutor observa a situação impotente.

Os pneus novos, nas rodas traseiras

Com pneus novos colocados nas rodas traseiras, mantém-se equilíbrio de aderência que existia antes da mudança de pneus, o que aumenta a aderência do eixo traseiro e assim o condutor pode controlar o carro, soltando o pé do acelerador durante a execução de um gesto simples ao volante.

No geral, se você tiver pouco dinheiro e os pneus ainda suportarem (1,6 mm de profundidade para estar dentro dos parâmetros legais e 2 mm para conduzir de forma segura), é aconselhável colocar os pneus novos nas rodas traseiras. E se não lhe agradar a ideia, o é melhor mudar todos, para que tenha a tranquilidade que deseja.

Foto | Mike PetrucciSbassi