Os pneus são uma parte essencial da segurança activa do veículo, pois eles constituem o único ponto de contato entre o veículo e a estrada. Por esta razão, a nossa segurança depende diretamente do seu bom estado de conservação.
No entanto, por muito bem que tratemos os nossos pneus, tratando-os com cuidado, controlando a pressão e evitando golpes, cortes e outros ataques, chega um momento em que, seja por atrito ou pelo envelhecimento, devemos mudar os nossos pneus. Mas existem ocasiões em que a nossa carteira não permite trocar os quatro pneus de uma só vez ou podemos também ter dois pneus que ainda podem ser úteis.
E depois surge a eterna questão: colocar os pneus novos na dianteira ou na traseira do veículo?
Desde o inicio descartamos a opção de colocar dois pneus novos montados em um dos lados do automóvel, pois esta é uma ideia absurda. Também assumimos que os pneus de cada eixo tem o mesmo tipo de desenho. Suponho que todos sabemos que se deve manter a simetria longitudinal, se desejarmos circular em uma trajectória correta. Caso contrário, iria encontrar o carro transformado em um tanque, que ao rodar bloqueia a rotação de um dos trilhos, mantendo a velocidade da outra. Ou pior, poderia encontrar um veículo que adere ao solo quando e como ele quiser.
Os pneus novos, nas rodas dianteiras
Então, quais as vantagens de colocar os novos pneus na dianteira?
Basicamente, aqueles que advogam a colocação de novos pneus no eixo dianteiro referem um maior desgaste desses pneus, devido ao facto de que os pneus traseiros se desgastam em menor grau. Também não devemos descartar o fato de que a maioria dos automóveis são de tracção dianteira, pelo que é preferível que as rodas motrizes tenham o melhor desenho para evitar a perda de tracção. Além disso, uma vez que as rodas dianteiras estão encarregue de conduzir o veículo, considere que, se você perder aderência, isso pode levar a dificuldade para controlar o veículo.
Não é uma má questão, mas …
Tenha em mente que, se colocarmos os pneus novos nas rodas dianteiras e manter os antigos na traseira existirá uma mudança de comportamento do automóvel, pois existirá uma alternância de equilíbrio entre os dois eixos. O condutor, com um automóvel com menos aderência na parte dianteira, sentirá uma mudança com reacções inesperadas do seu veículo.
Além disso, é preciso lembrar que quando o carro trava o seu peso balança sob a parte dianteira do carro, afundando-se, o que faz com que os pneus traseiros com pouca aderêncialevantem do asfalto. Como tal, em estradas escorregadias ou sinuosas a parte traseira tende a derrapar, principalmente se você trava de forma agressiva.
Finalmente, ao contrário do que acontece com o eixo dianteiro em que um condutor pode actuar directamente, o eixo traseiro é apenas controlável a partir do posto de condução. Então, se os pneus gastos são usados no eixo traseiro, o condutor não terá possibilidade de corrigir seus defeitos de trajectória. Sabemos também que aquando de uma travagem súbita, as rodas traseiras podem se levantar do solo. Mas o veículo for de propulsão e se cometer o erro de acelerar, irá se propiciar a derrapagem ou ou até mesmo a capotagem, enquanto o condutor observa a situação impotente.
Os pneus novos, nas rodas traseiras
Com pneus novos colocados nas rodas traseiras, mantém-se equilíbrio de aderência que existia antes da mudança de pneus, o que aumenta a aderência do eixo traseiro e assim o condutor pode controlar o carro, soltando o pé do acelerador durante a execução de um gesto simples ao volante.
No geral, se você tiver pouco dinheiro e os pneus ainda suportarem (1,6 mm de profundidade para estar dentro dos parâmetros legais e 2 mm para conduzir de forma segura), é aconselhável colocar os pneus novos nas rodas traseiras. E se não lhe agradar a ideia, o é melhor mudar todos, para que tenha a tranquilidade que deseja.
Foto | Mike Petrucci, Sbassi